Dicas e Detalhes na Decoração do Quarto

O endereço do Bicha Fêmea agora é www.bichafemea.com, você vai dar uma passadinha por lá?

Que tal um apanhado de imagens que reúna dicas interessantes e simples de serem aplicadas no meu e no seu quarto, hã? Não é uma das coisas bem mulherzinha que a gente mais gosta de apreciar na blogosfera afora? Ah! Eu gosto muito!

E por isso mesmo trouxe algumas inspirações pra gente. Você suspira daí, eu suspiro daqui, e começamos juntas a fazer planos sobre quando vamos colocar algum detalhe ou outro em prática nos nossos domínios, certo? Então, bom!

Vamos lá para a sequência de referências…

gt021_pillowtalk1_xl[1]

Aí você vai na loja com o objetivo de comprar um novo jogo de lençois, mas não gosta das cores disponíveis. Já aconteceu contigo? Comigo já. Sabe  o que vou fazer na próxima vez que acontecer? Compro um conjunto branco e liso, e personalizo as fronhas com barras de tecidos na cor e estampa que desejar. Que tal?

mpa103071_0707_headboard_xl[1]

Espaço no quarto para colocar uma cabeceira é o problema? Talvez um papel de parede com grafismos seja uma solução interessante, hã? A ideia aqui é usar as linhas do grafismo como guia e recortar na altura que ficaria a cabeceira da cama. Pronto! Está delineada a cabeceira!

a98251_0900_fom_xl[1]

Ah, ! O problema não é a falta de espaço para colocar a cabeceira, mas o fato de que comprar uma pronta na loja não entra no orçamento atualmente? Talvez uma porta antiga, com detalhes em alto relevo que sejam simétricos, possa resolver o problema. Daí é só pedir ao marceneiro para fazer uma moldura bonitinha para colocar no topo da cabeceira e, voilá! Resolvido o problema!

pa102972_0707_bedroom_xl[1]

Logo que vi esta colcha de retalhos, lembrei de minha avó paterna que costurava colchas a partir de pequenos pedaços de tecidos na mão. Quando eu via minha vó fazendo isso, ficava fascinada com o todo que resultava de partes tão pequenas.

Minha vó costumava usar tecidos com estampas mais acentuadas, o que não deixa de ser muito bonito. Mas confesso que não resistiria a uma colcha dessas, em que as estampas dos tecidos são tão delicadas. Não é um detalhe da decoração do quarto que teria um charme todo especial?

Imagens: Martha Stewart

Mais no Bicha:

“Pitacos” de Bicha Fêmea: decoração de quartos.

Cabeceiras de cama para inspiração…

Ideias essencialmente femininas para a decoração do nosso quarto…

As bichas fêmeas falam…

Quem pensou que as dicas não surgiriam? Eu não, que nem sou boba. Olha só o que a Fabiana Correia, dos blogs “Delícias Culinárias” e “Ideias e Detalhes“, sugeriu para sanar a falta de espaço e dinheiro:

“…No meu quarto, por falta de grana e espaço, ao invés do criado mudo, mandamos cortar dois vidros do tamanho que dava no cantinho de cada lado da cama, pregamos com uns pinos bonitos que vendia na loja, e virou uma cabeceira, sem gaveta, mas não foi caro, e dá pro gasto…”

Também a Letícia, do blog “Estúdio de Design” deu uma excelente sugestão barata e que não ocupa espaço:

“…Também podemos usar tecidos, pequenos patchworks na cabeceira. Também não ocupa espaço, só instalar o mesmo sistema para pendurar cortinas (com alguma madeira bonita) e pronto. Além da praticidade e de ocupar pouco espaço, dá margem a imaginação das “bichas” que poderiam trocar os tecidos sempre que desse vontade. Fazer algo como uma cortina…”

A Fabi, do blog “Favas a Contar“, sugeriu o seguinte:

“…Outro dia vi uma i’deia bem legal para organizar o material que as crafters usam com a grade de berços, e qd vi esta idéia da porta pensei, será que não daria para ser com a grade tb? Não sei se o comprimento bate, mas pode ser outra idéia legal p/ qd as crianças crescem de deixam o berço, né?…”

A Lucia Laureano, que escreve no blog “Criative-se” e no “Gui e Duda“, deu a dica de uma cabeceira feita com panô em patchwork. E tem até foto, olha só:

cabeceira 2

“…Uma vez nos hospedamos em um hotel em Gramado ou canela (não lembro exatamente) que a cabeceira ETA uma barra de cortina com um patchwork pendurado como se fosse uma cortina. Ficou lindo e super barato!…”

43 Respostas to “Dicas e Detalhes na Decoração do Quarto”

  1. Rose Says:

    Gentem, não apreceu a atualização no meu blog…e não é só o Bicha não, vários blogs que visitei já estavam atualizado a horas e não aprece no meu….karaka!!!

    Lidiane, adorei a dica de personalizar com tecido que você escolher…isso já aconteceu comigo umas duas vezes aqueles jogos com estampas enormes e muito coloridos que não tem nada a ver comigo…não comprei e agora já está fazendo falta….hihihihihi da próxima vez vou fazer isso…e a colcha de retalhos acho que toda vó tinha são lindas até parece que tem cheirinho de vó…rsrs
    Bjinhus!!!

    • Lidiane Vasconcelos Says:

      Ah, Rose! A primeira coisa que pensei quando vi as barras com tecidos diferentes personalizando o jogo de cama foi na minha saga na comprar jogoso novos. Na verdade, acho que todas nós divas do lar passamos por isso, né não?

  2. Dolly Says:

    Feliz regresso a nosso incrivel mundo !
    Menina, sabia que gosto de jogos de cama personalizados? Pois é, a idéia de bordar monogramas muito empregada nos velhos tempo jamais caiu de moda..Viu que tem umazinha com monograma, lá na foto? Tenho fissura por lençõis, semana passada terminei dois jogos, simples..mas tenho mais dois que pintei e ainda não tive de coragem de inaugurar??? seria esperança? ahahahahha
    Quanto as cabeceiras.. menina, virou coqueluche..todo mundo pintando, revestindo, inventando..mas ainda não tive nenhuma idéia porém, minha inspiração vai mesmo com a segunda opção, amarelinha, está 10! e a colcha de retalhos, o tal do patch..ahahah chega a ser cômico não acha? tua avózinha, as minhas…isso já vem de longe assim como fuxicos etc..é uma trabalheira danada com um resultado divino! e pensa, hoje as praticantes do patchwork contam com réguas, pézinhos da máquina apropriados, cortadores a laser e lá atrás nada disso..viva nossas vovós que nem podiam imaginar que um dia o mundo estaria tão próximo; jamais imaginaram que um dia as garrafas seriam plásticas, que os tecidos seriam sintéticos para não amassar e que fariamos grandes amizades em um mundo chamado ” virtual”..Acho que elas pirariam, não acha?
    beijocas saudosas, Bicha avó

    • Lidiane Vasconcelos Says:

      Ei, bicha vó, sabia que tenho um jogo de cama com monograma? Mandamos bordar com a palavra NEOQAV, que significa “Nunca Esqueça O Quanto Amo Você”. 😀

      Também sou dos velhos tempos… ehehehe…

      E mais, não tenho uma colcha de retalhos, mas tenho uma bonequinha de barro com vestidinho pintado imitando os retalhos. É que quem não tem cão, caça com gato (ou como gato?).

      😀

      Beijos!

  3. Nani Veiga Says:

    Nossa tem idéia para quem tem espaço e para quem não tem…
    Idéia charmosas e com certeza úteis!!
    Bjs
    Nani

  4. Priscila Says:

    Amei Lidi, são ideias bem legais que com um jeitinho dá pra fazer,rsrs…
    Bjs…

  5. Fatima Says:

    Gostei muito das dicas.
    bjs.

  6. Fabiana Correia Says:

    Quantos detalhes lindos Lidi.
    No meu quarto, por falta de grana e espaço, ao invés do criado mudo, mandamos cortar dois vidros do tamanho que dava no cantinho de cada lado da cama, pregamos com uns pinos bonitos que vendia na loja, e virou uma cabeceira, sem gaveta, mas não foi caro, e dá pro gasto, por enquanto eu não posso mandar fazer um do tamanho certo no marceneiro.

    Bjão!

    • Lidiane Vasconcelos Says:

      Ih, Fabiana, falta de espaço não é um aspecto exclusivo da tua casa, fêmea. Por aqui também, sabia? A minha solução foi instalar duas placasa de MDF, uma de cada lado da cama, que vem do teto até o chão. Dela mesmo sai a mesinha de cabeceira, que nada mais é que uma prateleira também. Vou rechear o espaço entre elas com papel de parede. Quando finalizar eu vou mostrar no Bicha. 😉

      Ei! Publiquei a tua dica para as outras bichas verem. A forma como você explicou que fez por aí ficou tão didática! É fácil fácil de entender e copiar… ehehehe…

      Beijos!!!

  7. Leticia Says:

    Adorei as fotos! São referências ótimas! A colcha do final é linda, delicadissima! Estou começando a costurar e espero um dia chegar a fazer coisas tão lindas!
    Também podemos usar tecidos, pequenos patchworks na cabeceira. Também não ocupa espaço, só instalar o mesmo sistema para pendurar cortinas (com alguma madeira bonita) e pronto. Além da praticidade e de ocupar pouco espaço, dá margem a imaginação das “bichas” que poderiam trocar os tecidos sempre que desse vontade. Fazer algo como uma cortina…
    Beijinhos!

  8. Mazane Says:

    Tô precisando urgente de uma cabeceira pra cama, ainda não decidi como vai ser, essas idéias estão legais, vou ver se me inspiro.

  9. Flávia Says:

    Lidi, colchas de retalho são uma tradição na minha família. Toda noiva ganha uma da mãe ou da avó, costuma ser a primeira peça do enxoval.
    Esta que você mostrou é liiiinda!

    Bjssss

  10. kinha Says:

    Lidiiiiiiiiiiiiii,
    feliz pela sua volta. Vc faz uma falta danada 🙂
    BEla deocaração como sempre.
    Gostou das suas férias? Cadê as novidades?
    Bjo

  11. Sheila Says:

    Ótimas dicas, adorei a da porta como cabeceira, logo pretendo comprar uma cama box e sair definitivamente do meu “colchão no chão”….
    As colchas de retalhos me remeteram à imagens que eu nem sabia que estavam na minha memória, minha avó, recortando retalhos pra fazer colchas e tapetes de corredor!

    Obrigada por me ajudar a trazer isso à tona!

    Beijos

  12. Lidiane Vasconcelos Says:

    Nani, Pri e Fátima, fico feliz por vocês terem aprovado as dicas/referências. 😀

  13. Blog da Fátima Says:

    Oi Lidi…
    Adorei as dicas das cabeceiras!!!
    Nossaaaa muito legal a da porta velha
    sem uso!!! Muito boa a idéia!
    Ah…como prometi voltei viu??
    Tenho blog sim, vou deixar meu UlR aqui>
    http://fatimadisse.blogspot.com/

    Bjos no ♥

  14. Lidiane Vasconcelos Says:

    Mazane e Flávia, olha meu sorriso por ter agradado vocês de alguma forma: 😀

    Beijos!!!

  15. lidianevasconcelos Says:

    Sheila e Fátima, então vocês gostaram? Ótimo! Fico serelepe e saltitante com isso…

    Beijos! 😀

  16. Fabi Says:

    Ai, que delícia poder ler seus posts novamente, e como sempre, não dá para não sentir uma vontadezinha de comentar, né, não? 🙂
    Quando vi as barras das fronhas lembrei na hora de um pérola que saiu aqui em casa outro dia. Onde moro é um residencial com serviços, então esta incluído no condomínio a lavanderia, terceirizada. Outro dia mudaram a empresa, e comecei a receber tapetes e toalhas desbotadas, pelo claro uso exagerado e equivocado de alvejantes. Fui reclamar com a gerente do prédio e a mesma logo solicitou que a representante da lavanderia fosse me dar os devidos esclarecimentos. E o que escuto? “Senhora, é um absurod esse fabricantes de tolhas colocarem barras estampadas nas toalhas, que ao serem lavadas mancham.” Pode? No ato respondi:”Ah, pois sim. Então agora não posso mais comprar toalhas estampadas, somente as lisas, pois os fabricantes são relapsos e não lembram que aquelas serão lavadas, não é?”E de pronto ouvi: “Sim, faça isso.”Meu pai! Onde estamos, hein? Agora pode uma coisa dessas! Barras estampadas em toalhas foram proibidas pela lavanderia aqui em casa! 🙂 Quanto a idéia da porta como cabeceira de cama, genial! A criatividade está à toda nesses tempos de reciclagem, não? Outro dia vi uma i’deia bem legal para organizar o material que as crafters usam com a grade de berços, e qd vi esta idéia da porta pensei, será que não daria para ser com a grade tb? Não sei se o comprimento bate, mas pode ser outra idéia legal p/ qd as crianças crescem de deixam o berço, né? Beijão, Fabi.

    • lidianevasconcelos Says:

      Eita, Fabi! Essa de não poder comprar toalhas com barras coloridas porque a lavanderia não dá conta de lavar devidamente foi “uó”. Aff!!!

      Sabe que fiquei pensando na ideia da grade do berço e gostei do que imaginei? Pois já atualizei o post com ela porque acho que vale a pena. 😉

      Beijos, bonita!!

  17. Patrícia Says:

    Liiiiiiiidi!! Você voltou!!! EBAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!
    Fiquei muito feliz com teus posts viu?! Você fez muita mais muita falta!

    AH! Agora tenho um blogueeeeeeenho! uhuw!!!

    Beijoooooooooo!

  18. Claudia Medeiros Says:

    QQuanto lugar lindo!
    Adoro quartos mais clarinhos, que dão esta sensação de paz e conforto. O meu é claro, mas eu coloquei umas almofadas vermelhas e turquesas, porque eu preciso de uma cor, vc sabe, né?

    bBeijão

  19. Thays Says:

    Nossa gostei muito das dicas e das fotos, ainda porque estou construindo minha casa e já fico imaginando como pode ficar cada cantinho.
    Bjão

  20. rosi costa Says:

    Só passei para avisar que, como de costume, hoje lá no Mundinho tem entrevista especial. Passa lá.
    Um ótimo final de semana

  21. Lucia Says:

    Lidi,

    Amei o post! Adoro quartos de dormir, sempre foram o meu xodó na hora de projetar!
    A idéia da porta como cabeceira é fantástica! Adorei o resultado!

    Uma vez nos hospedamos em um hotel em Gramado ou canela (não lembro exatamente) que a cabeceira ETA uma barra de cortina com um patchwork pendurado como se fosse uma cortina. Ficou lindo e super barato! O hotel era bem chiquesinho, mas em um estilo de decoração assim mais alternativo, eu amei! Se quiser te mando as fotos!

  22. Rose Sena Says:

    Oi Lidi gostei muito das dicas,ai menina eu tbm não gosto muito do jogos de cama das lojas não,e por isso que compro o tecido e faço meus jogos,esse ideia de compra-los lisos e personalizar as fronhas e muito boa,eu ja personalizei uns mas com fitinhas,menina amei as cabeceiras de cama e não é que gostei da ideia da Fabiana,pra quem não tem espaço pra mesinha de cabeceira como eu vidro é uma boa dica.Amei a colcha de retalho.
    bjs

  23. lidianevasconcelos Says:

    Sim, Claudia, sei da tua afeição pelas cores…ehehehe…

    Ah, Thays, que ótimo que gostou! 😀

    Valeu, Rosi!

  24. Rejane Batista Says:

    Oi Lidi!

    Eu amei as imagens, apesar de eu já ter colocado aminha cabeceira (a porta), eu quero dar um up nela e nos meu jogos de cama… ainda estou decidindo o que fazer, pois eu acho lindo o quarto com uma ar romântico, com pinceladas de vermelho; mas o que me seduz mesmo são as cores vibrantes e alegres, e eu vi uma foto que me inspirou e está mexendo comigo… A colcha de retalhos está linda e também me fez lembrar da minha vó. Na casa dela tinha uma em tons vermelhos que arrastava no chão, feita por ela.

    Quanto ao canteiro e as plantinhas, se for um lugar que vai ter sol, eu colocaria o pingo de ouro e as mini ixóras vermelhas, porque dão um contraste liiindo. O pingo de ouro tem aquele verde clarinho, e as ixóras tem uma folhagem mais escura e com lindas flores vermelhas que dão praticamente o ano todo. Eu intarcalaria uma muda de pingo e uma muda de ixóra; ou se o canteiro for um pouco mais largo do que o meu, você pode plantar os pingos de ouro no cantinho do muro, por trás e as mini ixóras na frente. São plantinhas que não exigem cuidados especiais e que garantem um jardim bonito.

    Um lindo fim de semana Lidi! Depois vê o post do meu quintal onde coloquei a piscina…

    BjOs,

    Re.

    • Lidiane Vasconcelos Says:

      Oi, Re!
      Sabe de uma coisa? Motivada e inpirada pela colcha de retalhos que postei, comprei uma com ar romântico e estampas suaves lá na loja de decoração ETNA. Tem dela aí onde você mora?

      Sim! Obrigada pelas dicas quanto ás plantas para o canteiro. Tomei uma decisão: meu muro ainda não está devidamente acabado, e pensei que não será uma boa ideia plantar e depois fazer isso, porque faria mal para as bichinhas. Vou esperar um pouco mais para revestir o muro com pedras, e aí sim, cuidarei do canteiro. 😉

      Beijos!!!

  25. Anna Says:

    A cabeceira de grafismo, achei bem diferente, estou ainda pensando na minha pois não decidi.

  26. Rosangela Says:

    Adorei as dicas! Sabe que comecei a fazer lençóis e fronhas por conta disso? Os que dava para comprar era horrível e o que eu achava lindo era super caro, aí comecei a costurar, pintar e bordar, ficam ótimos. Dê uma passadinha lá no blog para conhecer. Beijos…
    http://jardimbordado-pintandoebordando.blogspot.com/

  27. lidianevasconcelos Says:

    Verdade, Anna. É bem diferente mesmo.

  28. Ideias essencialmente femininas para a decoração do nosso quarto… « Bicha Fêmea Says:

    […] Dicas e Detalhes na Decoração do Quarto […]

  29. Já Não Há Homens Como Antigamente? Que Bom!! « Bicha Fêmea Says:

    […] a cama com uma colcha que comprei no fim de semana na loja de decoração ETNA. Comprei uma colcha inspirada na de retalhos que postei aqui, e quando coloquei a belezura na cama, usei algumas almofadas para enfeitar. Marido entrou no […]

  30. Decoração de quartos: cabeceiras. « Bicha Fêmea Says:

    […] Dicas e Detalhes na Decoração do Quarto […]

  31. “Pitacos” de Bicha Fêmea: decoração de quartos. « Bicha Fêmea Says:

    […] Dicas e Detalhes na Decoração do Quarto […]

  32. Da graça que há no meu notebook e no Twitter… « Bicha Fêmea Says:

    […] que é de retalhos e tem um “Q” de romantismo. Comprei essa colcha na mesma semana em que falei sobre dicas e detalhes na decoração do quarto. Inspirei e me deixei inspirar com uma colcha de retalhos linda que está naquele post. Deu no que […]

Deixe um comentário