Cheiro Bom É Aquele Das Lembranças…

O endereço do Bicha Fêmea agora é www.bichafemea.com, você vai dar uma passadinha por lá?

Fiquei por aqui pensando nos aromas de uma casa e o que eles podem fazer por nossa alma depois que li e comentei no post da Karol, que falava do perfume do coentro no bacucu, no blog A DONA DO MUNDO.

Fiquei pensando…

Cheiro bom é aquele que nos remete a algo que ficou lá longe, e na imaginação a gente viaja para algum lugar conhecido, para sentir novamente o que foi se esvaecendo pelo tempo, mas o cheiro resgata…

Pode ser perfume, incenso, cheiro de bolo ou sabonete. Se fez a gente feliz e permitiu a mente voar solta… é cheiro bom. A casa da gente é lugar bem próprio para essas coisas, não? Repara só um pouco na tua, lembra onde estão os cheiros, e você vai concordar comigo…

E cheiro bom é muito particular, não é? É. É que memórias são particulares. Foi assim comigo, antes de ontem, quando estava temperando uma carne de panela. Para isso não dispenso o coentro, que não sou boba. Pense numa erva cujo cheiro lhe faça bem. Pensou? A minha é o coentro.

httpwww.istockphoto.comindex.php Sabe do que me lembro? Da minha infância. Ô, se lembro! Parece que foi ontem que eu ficava sentada na mesa ou encostada no balcão da pia vendo minha mãe temperar a carne de panela ou o frango. Quando ela colocava o coentro picadinho e misturava tudo, eu pedia a ela para cheirar. Era tão bom… parece que foi ontem… e ontem cheirei minha carne quando terminei de temperá-la, e voltei a ser criança…

Cheiro bom é o que leva a gente longe, e até faz a garganta dar um nó, numa precipitação de lágrimas, daquelas de saudade…

Bom Final de Semana!!!!

Imagem: iStockphoto

Mais no Bicha

Quais cheiros na sua casa te fazem bem?

46 Respostas to “Cheiro Bom É Aquele Das Lembranças…”

  1. Fatima Says:

    Oi lidi,
    e não é que lembrança tem cheiro mesmo.
    O melhor cheiro da minha casa é o da minha filha. Toda vez que ela dorme vou lá dar um cheirinho nela, desde que ela saiu da minha barriga.
    Vc viu a novidade? Agora escrevo em um blog de culinaria tb o aventurinhando.blogspot.com. Passa lá depois eu e a Cris teremos o maior prazer em te receber.
    Bjs.

  2. Cláudia Ramalho Says:

    Oi, Lidi, aqui no nordeste a gente usa muito coentro, né? Aí eles preferem a salsa. Acho que não tem comparação. Tb adoro coentro e muita cebola e alho. Isso já basta para temperar muitos pratos.

    **********
    Tomara que nós façamos bodas de ouro, né? Vc vai chegar lá assim, com certeza, pelo que conversamos vc já descobriu como manter acesa a chama.

    Quanto ao livro, foi o meu primeiro. Eu só fazia scrap digital antes, mas nunca tinha feito um fotolivro, apenas revelava os scrap e os colocava em álbuns de fotografia normais.

    Um beijo e ótimo fds.

  3. Rejane Batista Says:

    Oi Lidi!
    Realmente tem cheiro que quando a gente sente lembra muitas coisas… boas ou ruins.
    Eu detesto sentir o cheiro de framboesa ou cereja, porque quando era criança, ficava muito doente e tomava muito xarope com estes sabores, e hoje tenho ânsia só de sentir o cheiro…
    Por outro lado, quando sinto o cheiro de bolo de milho, lembro do lanche gostoso que fazia na casa da minha vó.
    O cheiro do coentro também me remete à bons momentos… em Minas, meu pai tinha uma horta, e eu que cuidava do canteiro de coentro e da alface (tinha 13 anos), e também minha mãe usava muito na comida gostosa que eu adorava… até hoje ela usa muito, e eu também adquiri o custume, aliás, como uma boa capixaba e baiana, né? rs.
    Tem cheiro de perfume que sinto e me faz voltar ao tempo….

    Um beijão lindona. Mais tarde falo mais com você.

    Re.

  4. KAROL Says:

    “Cheiro bom é a alma que sente…
    O vento leva, a lembrança traz”

    Que felicidade ser citada no seu blog, muito obrigada “bichinha”
    A maior parte das minhas lembranças de criança tem cheiro e fundo musical, aquele cheirinho de rosas da avó podando as roseiras, o cheiro da torra do café, e do perfume que ela usava. E quer saber, não tem nada mais aconchegante do que um cheirinho bom, meu cheiro preferido é o de mar.
    Beijo!

    • Lidiane Vasconcelos Says:

      Oh, Karol! Pela citação? Não tem que agradecer. 😉
      Ah! O cheiro do mar é mesmo fantástico. E para mim que ando longe demais dele, sentí-lo nessas últimas férias, sendo o de Pernambuco, ficou melhor ainda. 😀
      Cheiro!

  5. Nani Veiga Says:

    Eu amo os aromas:canela,baunilha,café e outros mais…
    Hoje no meu post toco nesse assunto também…
    Beijos e bom findi…
    Nani

  6. Blog da Fátima Says:

    Hummmm…cheirinho de café passado!!! Sempre me lembra a casa da minha mãe!! Eu só tomo Nescafé!! Nem sei passar café!!
    E Tem tbem o cheirinho da manjerona…nooossaaa no feijão então??? É tudiiiiiibommmmm…
    Agora o cheiro da minha casa é o que mais me agrada sempre, principalmente do meu quarto, que tem um cheiro especial, o meu cheiro, cheiro de perfume, dos meus cremes!! Enfim….minhas lembranças sempre ali…a minha espera!!!

    Flor…Bom findi e bjos no ♥

  7. yvone Says:

    “Oh! que saudades que tenho, da aurora da minha vida, da minha infância querida, que os anos não trazem mais!”
    Casimiro de Abreu

    Amei Lidi…
    Sempre haverá uma música antiga ou um aroma de perfume que nos transportará para um tempo, não muito distante, onde éramos simplesmente crianças. Lembro do cheirinho do arroz sendo refogado na panela, do bife acebolado, do bolo de bolo no forno…

    Bjks
    lindo fim de semana

  8. Nana Says:

    Adorei!!!!
    Sabe qual cheiro eu lembro?
    Da lancheira hahahaha
    Como pode!
    Bjsss

  9. Silvana Mello Says:

    E como resgata!! Toda vez que sinto cheiro da madeira no forno a lenha me dá uma nostalgia!! Lembro da minha infância. Meus tios tinham uma fazenda no interior e eu me esbaldava lá, subindo morro, trepando em árvores, igual a um molequinho. Tempo bão soh!! bjinhosss Linkei você no http://investidajoias.blogspot.com

  10. Fabiana Correia Says:

    Oi Lidi, adoro coentro, nos meus pratos não podem faltar. Cheirinho gostoso. Um cheiro bom também, falando em comida, é o de curry, ôh tempero do cheiro bom, rs. Ah, e cheiro de comica japonesa também, kkk.

    Agora, um cheiro que adoro sentir, é o de bolo de cenoura, lembro logo da minha mãe, e o quanto é gostoso o bolo dela e do carinho ao fazê-lo.

    Tenha um ótimo fim de semana.

    Bjs!

  11. Sheila - Mulher de Fases Says:

    Lidi,

    Eu tenho uma memória olfativa muito forte, sempre que sinto um ou outro cheiro, as imagens vem na minha cabeça com uma transparência e exatidão que às vezes me assustam!
    Tinha um shampoo “Vital Ervas” era um vidro redondo e tinha 350ml, por isso minha mãe sempre comprava quando íamos à praia, geralmente ficávamos em 3 famílias por 20 dias na mesma casa, ainda vou escrever sobre isso!….enfim, toda vez que sinto o cheiro do shampoo ou um cheiro parecido, volto às férias mais felizes da minha vida!!

    Beijos

  12. Luma Says:

    Oi, Lidi!!!

    Saudade mulher!! Quer dizer que estava em Pernambuco? E voltou já saudosa com coentro e comidinhas da mamã! E você aí, tentando fazer comidinhas como a mamã. São reminescencias, passadas de mãe para filha, nem sempre na prática, mas pela afetividade!

    Adoro abobrinha com coentro e se fizer uma pasta com esse tempero fica muito bom!! Aqui usamos na carne alfavaca, manjericão, oregano e etc. nos peixes e frutos do mar, aí sim o coentro, o frango já aceita uma infinidade de temperos. Algumas pessoas nao suportam o cheiro forte do coentro e substituem pela salsinha.

    Minha mãe usava muita baunilha quando fazia bolo e este é o cheiro da minha casa. Todo dia tem bolo em casa.

    Acontece de sentir alguns cheiros que estão na lembrança, mas não associado à alguém e sim lugares. Nostalgia! Saudade boa!!

    Seja bem-vinda!! Beijus

    • lidianevasconcelos Says:

      Oi, Luma!!
      Pois é, mulher. Estava em Pernambuco para matar as saudades, e fica parecendo que não matei, né? Dado o saudosismo pelo cheiro do coentro. Ah, sim! Muita gente não gosta do cheiro do coentro, já vi verdadeiras declarações de ódio a ele…ehehe…

      Mas é assim mesmo, né? Se dizem que gosto não se discute, está aí uma boa razão. 😉

  13. Beta Says:

    Menina o cheiro que nunca esqueci é o cheirinho da minha mãe.
    Pode passar o tempo que for, que eu nunca vou esquecer!!rs

    Recebeu o livro???

    bjkas

  14. Leticia Says:

    Lidi,
    Tudo bem?
    Nem sei te dizer os cheiros que gosto… adoro cheiro da grama depois da chuva… cheiro de alfazema na roupa de cama. Cheiro de bolo no forno. Cheiro de sabonete que fica no banheiro. Adoro cheiros… é uma coisa que me dá lembranças, que me dá subsídios para o futuro… adoro!
    Menina! Vamos deixar de trololó… menina! consegui migrar!!!! eeee. Sumi uns dias, tava comentando meio sem compromisso, afinal de contas, a dedicação estava quase exclusiva lá, né? Agora estou de casa nova!
    Amanhã escreverei um post de inauguração, tá? Conto com você lá… http://blog.casadecatarina.com.br (caso você tenha o meu link… você pode trocar?).
    Beijos!
    lelê

    • lidianevasconcelos Says:

      Oi, Lelê!!!
      Tudo bem comigo, sim. Obrigada!
      E contigo????

      Casa nova? Já vou mudar o seu endereço aqui no Bicha. Pode deixar! E já vou correndo te visitar. 😀

  15. Fabiana Correia Says:

    Lidi, pois é, dever cumprido e sobrinha feliz. Mas tambem no sabado parecia que eu tinha levado uma baita surra, de tão cansada que estava. aff.

    Bjão!

  16. rosi costa Says:

    Falar de cheiros e lembranças é bom demais.
    Tenho muitos deles gravados na memória, assim como os sons…
    Lembrar é bom demais.

  17. Alethéa Says:

    A coisa que mais atiça minhas lembranças são os cheiros… como é bom…

  18. Isabel Says:

    Oi Lidi, lindo este seu post. Tão simples, tão singelo, tão lindo. Confesso que depois que li fiquei com os olhos cheio de lágrimas. Desculpe, não estou sendo falsa e nem piegas, e nem querendo te impressionar. È a mais pura verdade!! Cheiros realmente trazem muitas lembranças… beijocas

    • lidianevasconcelos Says:

      Oi, Isabel!
      Imagina! Porque eu pensaria que é falsidade ou pieguice você ter se emocionado com o post? Também me emociono blogosfera afora, bonita! E fico lisonjeada por saber que te toquei de alguma forma. 🙂
      Beijos!!!

  19. Luci Says:

    Ah Lidi, você não faz idéia do quanto isso me acontece… as vezes andando pela rua sinto um cheiro e lá vou eu viajar prá alguma época da minha vida. Porém o cheiro mais forte da minha infância é groselha hehehe

    beijão e boa semana!!

  20. Rose Says:

    hummm…que delicia cheiro de infância…sempre fui de dormir muito nunca podia estudar de manhã não conseguia acordar…e quando ia passar férias na casa da vó…sempre acordava com o cheirinho de tempero no ar…ela fazia uma carne de porco fritinha no fogão a lenha que levava um tempão pra ficar pronta…ia pingando água aos poucos até cozinhar, ficava douradinha e o cheiro afff…as vezes parece que ainda sinto…eita saudades!!!
    Bjinhus

    • Lidiane Vasconcelos Says:

      Ih, Rose! Cheiro bom parece que é mesmo o de infância. Você falando da carne de porco da sua vó, e eu me lembrando do cheiro de café de manhã cedo, que a minha mãe fazia ( e ainda faz). Saudade boa… 🙂

  21. Sabrina Mix Says:

    Ai, Lidi!

    Pior sou eu, que sinto alguns cheiros vindos “do nada” e não consigo me lembrar de que são e a que me recorrem. Memória olfativa com tilt é fogo!

    Beijos e sucesso!!!

  22. Rose Says:

    oiii Lidiane, então amiga…sobre o maridex na cozinha ele não faz nadinha mesmo…
    Agora aprendeu a fazer café na cafeteira o padrinho do filhote que ensinou porque isso é uma coisa que não consigo fazer e nem tomar kkkkk e faz pipoca de microondas…rsrs
    Acho bom parar de sonhar né??? em compensação o filhote manda bem na cozinha…rsrs
    Bjinhus!!!

Deixe uma Resposta

