Mimos de férias no quarto, sala, cozinha e escritório.

O endereço do Bicha Fêmea agora é www.bichafemea.com, você vai dar uma passadinha por lá?

Isto mesmo. É exatamente o que diz o título do post, que servirá para eu cumprir a promessa que fiz de que mostraria os mimos que eu trouxe da viagem que fiz a Pernambuco, durante as férias.

Lembra que eu havia comentado sobre o king kong que paguei quando caí nas águas de Porto de Galinhas e foi máquina para um lado, e eu para outro? Pois, a máquina já era …tsc tsc tsc… Não deu para recuperá-la. Por sorte, nós tínhamos outra em casa que estava com um pequeno problema gerado por um queda que ela levou, então levamos ela para o conserto, e agora ela está nos servindo muito bem. A que caiu no mar é bem melhor que esta que estamos usando agora, mas “se não tem tu, vai tu mesmo”. EmoticonWink

Vamos ver as fotos? Então bora

Que é que tem no quarto?

DSC01874

Trouxe esse cestinho de fibra natural como lembrança do Centro de Artesanato que fica em Bezerros. Quem mais gosta de peças em fibra natural sou eu, hein?! E quando vi algo tão pequeno, tão mimoso, tão gostosamente decorativo, eu não resisti. Coloquei essas flores secas bem miúdas, e agora ele está lá, fazendo charme na minha cabeceira.

DSC01876

Esse baú em madeira talhada eu trouxe de Olinda. Ele fica na parte de baixo de minha mesinha de cabeceira. Achei uma peça belíssima, dessas que ficam nas famílias por gerações e, conforme eu comentei neste post do meu encanto por peças antigas que permanecem de geração em geração, e do quanto eu quero repassar as minhas, creio que comecei bem minha herança decorativa. É ou não é?

Que é que tem no Corredor?

DSC01909 - Copy

Essas peças coloridas representam o casario nas ladeiras de Olinda, e são talhadas em madeira. Compramos as peças na Casa da Cultura, um centro de compras que no passado foi uma casa de detenção, e hoje as antigas celas abrigam várias lojas de artesanato local. Essa parede fica no pequeno corredor do andar de cima da casa de boneca, entre o banheiro social e o quarto do futuro bebê. Ao subir as escadas, dou de cara com estes quadrinhos e minha mente voa longe…

Que é que tem no escritório?

DSC01881

Essas bonecas são esculpidas em barro, e são de Caruaru. São três moças esguias e cheias de classe em seus vestidos floridos e de retalhos. Não tinha como não trazê-las comigo. Quando eu crescer, serei elegante como elas são.EmoticonShy

DSC01889

Este que está todo faceiro é um boneco que representa o Homem da Meia Noite, figura conhecidíssima entre os bonecos gigantes de Olinda, e foi lá mesmo onde nós o compramos. Creio que este é o boneco mais famoso na festa do rei de momo, embora Olinda tenha hoje centenas deles. Ah! O souvenir é talhado em madeira.

DSC01884 - Copy

Esta pequena maquete também é talhada em madeira, e mais uma vez pretende reproduzir o casario colorido de Olinda. Essa peça foi comprada na rua, na Sé, onde come-se tapiocas e acarajés deliciosos, e os artistas trabalham na rua mesmo. Olinda, aliás, tem artistas aos montes. Aquela cidade respira arte popular, e quem gosta de artesanato fica louco sem saber para onde desviar os olhos…

DSC01888

Esse souvenir é de Porto de Galinhas. Em qualquer canto que se esteja na vila, seja na rua, em pousadas e hotéis, ou ainda na porta de restaurantes, há galinhas como essas em frente aos estabelecimentos, sendo muito maiores. Tem foto minha junto de uma dessas galinhas, lembra? Foto típica de turista…na própria terra (?)…EmoticonGoofy

E descendo as escadas?

DSC01892

Esta é uma xilogravura, um tipo de impressão feita com madeira talhada. O artista talha a imagem na madeira e transfere para o papel como se fosse um carimbo. A xilogravura em preto e branco é do tipo tradicional, mas tem a colorida também. Nesta xilogravura estão representados o Lampião e a Maria Bonita. Trouxemos nossas xilogravuras de Bezerros, ávidos por emoldurá-las e deixar o Nordeste estampado em nossas paredes.

E na sala de estar?

DSC01897

Aqui, mais uma xilogravura, sendo colorida. Na imagem se vê a festa de São João, que é uma festa bastante esperada nas bandas de lá. Eu faço aniversário no dia de São João, 24 de Junho, e quando criança eu me sentia muito importante por fazer aniversário numa data tão especial naquela terra. Hoje em dia, como moro no Sudeste, as festas juninas já não têm o mesmo significado, colorido e alegria como antes… é a vida, ?!

E na sala de jantar?

DSC01900 Esta tela nós compramos em Olinda, na Sé. Mas essa é uma cena típica do interior de Pernambuco, da zona da mata. São cortadores de cana, visto aos montes quando se viaja estrada afora; são homens que trabalham de sol a sol, para alimentar as usinas de açúcar daquela região. O quadro é lindo, e nas refeições eu olho para a imagem e, por vezes, viajo no tempo de tanta saudade das terras do meu Pernambuco…

Depois dos quadros talhados em madeira, das xilogravuras e essa tela, mais alguns outros quadros que estão no escritório e no quarto, e que ainda mostrarei para você, não posso mais reclamar que as paredes daqui de casa estejam nuas… cof cof cof

E, finalmente, na cozinha.

DSC01907

Olha ela de um lado!!!!

DSC01908

E olha ela do outro lado!!!

Esta é a minha caneca com uma galinha toda faceira, com cara de danadinha, que eu trouxe de Porto de Galinhas. Ela faz parte de minha pequena coleção de canecas. Hoje não posso ir ali na esquina, que quero uma caneca para somar a coleção.EmoticonHappy

Então é isso aí. Sou uma nova mulher, porque tenho máquina fotográfica novamente. Como pago o que devo, vim e mostrei os mimos da viagem. Em breve mostro o escritório para você, que está todo lindão e montado…quem viver, verá.

Aguarde as cenas dos próximos capítulos, sim?!EmoticonBigSmile

Anúncios

42 Respostas to “Mimos de férias no quarto, sala, cozinha e escritório.”

  1. Rose Says:

    A-do-rei, tudo explicadinho já tinha visto esses quadros do casario na casa de uma amiga, mas nunca imaginei que fosse de lá ninguém nunca me falou disso…kkkk eu olhava pra eles e não entendia nada 😦
    Adorei a caneca eu também to assim onde vou compro uma, agora ganhei a do tudo gostoso ainda não chegou não vejo a hora eh laiah…
    Belas aquisições sua casa deve estar ficando fofinha…
    Bjinhus!!!

  2. Fabiana Correia Says:

    Ai, que mimos mais lindos! O artesanato de Olinda é maravilhoso mesmo. Pena que só visitei duas vezes, e quando era adolescente. Não tinha a mente de hoje!
    O baú de madeira é belíssimo!
    Bjs1

  3. Alethéa Mendes Casal Says:

    Ai, tudo lindo, lindo de viver! Tenho dois quadrinhos iguais aos que vc tem no corredor e às bonequinhas do escritório tb! Amo eles! Os meus foram comprados em Porto Seguro. Grande abraço!

  4. Nani Veiga Says:

    Nossa quanta coisa linda…
    Amei tudo!!
    E essa caneca um mimo…
    Beijos

  5. sonia sousa Says:

    adorei tudinho-sou cusca assumida por isos adorei cuscar a tua home sweet home.
    mas vou-te contar um segredo-sabe esse baú quero um igualzinho-morro de amor por caixas, caixinhas, abús e afins(tb já tenho uma de” coleção ” maior ) quero essa pra fazer casal 🙂
    tou á espera das cenas dos proximos capitulos.
    beijos

  6. Claudia Medeiros Says:

    Lidi! Quanta coisa bonita! Adoro artesanato, principalmente o regional. E suas compras deram um colorido fanstástico à sua casa. Adorei as compras.

    beijos

  7. Sheila Says:

    Nossa quanta coisa linda!!!
    Parabéns pelo seu blog,lindo,lindo.
    Ainda bem que esse vicio de caneca não acontece só comigo,rsrsrsrsrs,tenho várias.

    Um beijo,

    Sheila

    • lidianevasconcelos Says:

      Oi, Sheila!
      Bem vinda ao Bicha Fêmea, viu?!
      Que bom que você chegou por aqui! E, oh! Tem jeito não, estou rendida ao hábito de sempre trazer uma caneca dos lugares que visito. 🙂

  8. Sal Says:

    uhhhhhhhhhhhhh… q maximo seu blog!! q maximo seus mimos!!
    adoreeeei tudo!! e passarei mais vezes por aqui…
    esses adornos que colorem o dia-a-dia da gente fazem mesmo toda a diferença pra acordamos com um astral bacana!!!
    bjo

  9. rosi costa Says:

    Menina
    Sabe que uma das coisas que mais gosto das viagens são as souvenirs que compramos, cada coisa linda. E o artesanato local sempre diz tanto, não é mesmo?
    Adorei os seus, lindos!

    Ah, tem desafio lá no Mundinho te esperando.
    Bjs

  10. Katia Bonfadini Says:

    Lidi, eu também adoro mimos de viagem, você sabe, né? Eu adorei a ilustração da caneca, muito fofa! Os bonequinhos também são lindos, mas o que mais me chamou a atenção foi o baú entalhado. Menina, eu tenho um parecido, que está até desmerecidamente escondido num cantinho do quarto. Ele também é antigo, mais velho do que eu e tem cara de ter uma boa história pra contar. Qualquer dia, coloco uma foto dele no blog! Mas o seu é lindo demais, adoro coisas bem trabalhadas! Beijos e muitos mimos no futuro pra você!

  11. Rita Says:

    Bicha, que caneca maneira! cara de danadinha mesmo essa penosa aí, hein?! rsrs…

    Um beijo, querida e eu volto, vivinha pra ver seu escritório lindão!

  12. Luciana Casado Says:

    Oi Lidiane, já ouvi mtas vezes falar do teu blog, mas nunca tinha vindo aqui espiar.
    Agora de um tempinho e cá estou! Adorei o teu jeito de escrever, adorei as peças decorativas que tu comprou, adorei tudo!!
    Então vou estar sempre por aqui de agora em diante! 😉
    Bjus, Lu

    • lidianevasconcelos Says:

      Oi, Luciana!
      Fico contente de você ter chegado no Bicha Fêmea, mais ainda por saber que você gostou do que encontrou. Já pensou que mico se fosse o contrário? Aff! Quero nem pensar…ehehehe…
      Beijos

  13. Laély Says:

    Lidi: tudo muito lindinho, mas as xilogravuras são muito cheias de bossa, não? A cara da cultura popular brasileira.

  14. Raquel Machado Says:

    Ola, hoje vim fazer um convite especial a ir conhecer meu blog de jogos estamos com as inscrições abertas para um novo jogo. Te espero por lá. Bjos

  15. Beta Says:

    cada coisinha linda!!
    parabéns pelo bom gosto!

    Ah, como faço para ver os amigos que estão participando de sua blogagem??

    bjkas
    beta

  16. Daniela Garlet Says:

    aieee que xicaras mais linda!
    que post bom amiga!!!!

    amei!
    😉

  17. Dolly Says:

    Nossa cada coisinha mais linda, e como deixam a casa mais cheia de vida,não acha? O que mais gostei de tudo que li, foi a idéia de começar a juntar peças ” preciosas” para herdades futuras; fantástico! tenho certeza ainda, que esse bau entalhado deve ser onde guardas tuas relíquias.
    Beijocas bicha Vó com aroma de tinner

  18. Dorinha Junqueira Says:

    aiaiai, fiquei louca prra conhecer olinda! adorei as bonequinhas esguias! quanta coisa linda..deve ser mesmo uma delicia morrar num lugar desses, eu amaria, trabalhar na ruaa ao laado dee varios outros artesãoss..

    beijão querida

  19. Renata Mafra Says:

    Quantas coisas lindaaaa, Adoro sua cidade. Já fui muito feliz aí.
    Beijosss

  20. Rejane Batista Says:

    Ai Lidi quanta coisa linda… me deu saudades do nordesta, da minha Bahia…
    Gostei demais de tudo, porque tem tudo a ver comigo e com o que eu vivi e gosto.
    Sabe que meus sogros são de Recife? Depois do carnaval eles vão pra lá, e toda a família vai passear, mas eu não vou de avião de jeito nenhum, então não sei se vou encarar vários dias de viagem… aff.

    BjOs da Re.

  21. ana maria Says:

    oi Lidiane

    Suas aquisiçoes estão lindas de viver !!!!
    Adoro ver peças assim…

    bjus ana maria
    jeito de casa

  22. Cibele Says:

    Oi, Lidi meu Deus gostei de tudo principalmente das bonequinhas amei, são fofas, vc tbm gosta de bonequinhas?
    Gostei muito tbm do cestinho de fibra natural, parabéns tudo muito fofo.

    beijo beijo

    • Lidiane Vasconcelos Says:

      Oi, Cibele!
      Mulher, também gosto de bonequinhas… foi a que Nani publicou no blog dela como sendo sua que me arrastou para o seu blog, como quem vai hipnotizada…kkkkk…

      É que bonequinhas bem feitas parecem vivas, têm personalidade… sei lá, só sei que gosto sim. 😀

  23. Ana Carla Benet Says:

    Bonita, tu não pagou excesso de bagagem na volta ??? kkkkkkk

    Lindas peças!

    Bjo

  24. Leticia Says:

    Menina
    Tenho uma vontade louca de conhecer a sua terra! Tinha uns amigos de lá, mas que foram embora do Brasil… até tinhamos combinado um carnaval lá (dos meus tempos de solteirisse, sabe??? rs).
    Cada coisa linda… é capaz de eu querer trazer tudo!
    Beijos
    lelê

  25. Raquel Says:

    Uau Lidi, quando bom gosto! Me apaixonei pelo baú, eu adoro esse tipo de peça também! E o quadro de Lampião e Maria Bonita… Ai, não sei nem explicar como amei! Tenho um carinho muito especial por essa cangaceira!

    Não tem como escolher, são todas peças maravilhosas! Ai que inveja boa! rsrsrs

    Bjinho

  26. ruby fernandes Says:

    Amigaaa! Saudades daqui! Eu amo xilogravuras e as suas são maravilhosas! Amei!
    Bjo bjo 🙂

  27. Silvana Says:

    Oi Lidi!

    Que coisas mais lindas menina!

    Eu amoooooo artesanato regional, pena que os brasileiros demoraram tanto pra perceber o poder de uma peça regional na decoração. Se,m contar o carinho que uma peça dessa representa à cultura do nosso país.

    Parabéns pelas belas escolhas. Em cadsa cantinho uma lembrança de sua viagem, muito pra lembrar e recordar…

    Beijooooo

    PS: pêsames pela máquina fotográfica…rs

  28. Izabelle Nossa Says:

    Lidi,
    Você não vai acreditar: tenho um bauzinho igual ao seu.
    Me parece que o meu é um tiquinho maior, mas é igual!
    O meu é super antigo, tem uns 20 anos. A minha mãe trouxe de Pernambuco pra mim! Fiquei super contente na época: era o baú de guardar algumas coisinhas da Barbie. Nossa, que lembrança boa me veio agora!
    Beijo, querida,
    Izabelle.

  29. chica Says:

    Muito legal trazer essas coisinhas de viagens e aproveitá-las bem na casa!beijos,lindo dia,chica

  30. Fatima Says:

    Preciso ir a Porto de Galinhas com urgência!
    Sou louca com galinha, Freud deve explicar.
    Tudo muito lindo Lidi!
    Bjs.

  31. Fla Says:

    Lidi, cada coisa linda!!!
    Te falei que tô de malas prontas pra ir pra PE né? Ai, nem quero ver o prejuízo que isso vai ser…rs.
    Eu vou querer trazer de um tudo…rs.
    Adorei tudo que você trouxe. Aquele baú tá lindo demais!

    Beijos

  32. Leticia Says:

    Bicha,
    tava lendo seu comentário lá no blog… não é que to virando workaholic… isso eu já sou faz tempo. Eu to é tentando parar com essa loucura toda pra ter um pouco mais de qualidade de vida! rsss. Mas eta trabalho difícil… não é fácil se livrar dessas coisinhas que entram na sua cabeça!
    Beijos
    lelê

  33. Fernanda Says:

    aAmei tudo!!!! Mas esta canequinha arrasou!!!!!
    Tenha um lindo final de semana!
    Bjks,
    FFernanda
    F

  34. Veronica Cobas Says:

    Nordestino de verdade, pernambucano principalmente, carrega sua historia e colorida para onde quer que vá. Então, como casei há quase 30 anos atras com um pernambucano e sou praticamente uma nativa dessa Veneza brasileira, posso afirmar sem culpa: tenho em casa as madeiras entalhadas da Casa da Cultura, as bonecas longas em cerâmica de Caruaru, as máscaras de Tracunhaém, os bonecos de Vitalino,sem contar as várias xilogravuras. Só está faltando o bolo de rolo na geladeira…mas tudo isso ainda vou ver de perto a partir do dia 30 quando lá estarei de férias por uma semana. Porto de Galinhas que me aguarde. beijos

  35. Lidia Says:

    São todos lindo e de bom gosto
    Parabens
    bjs

  36. Luci Says:

    adorei tudo, mas o baú é um arraso!! Comprei um em Olinda quando fui pela primeira vez, eu tinha 15 anos. Minha sobrinha é apaixonada por ele e como vai fazer 15 anos, estou mudando o forro interno que eu coloquei qdo comprei para presenteá-la.

  37. Márcia Says:

    Aiii quanta coisa lindaaa bicha !!!! Adoreii especificamente….TUDOOO !!!
    Tem uma promoção do deco(eu)ração, vc viu….umas almofadas lindasss !!! É mulher, eu nasci em São Paulo mas a família inteira é nordestina, meu marido é nordestino, sou casada com primo que é coisa de nordestino tb, fui batizada na Paraíba, então só nasci no lugar errado mesmo !!! rsrs
    beijim e boa semana pra vc !!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: