Coração aberto na blogosfera é coisa rara…

O endereço do Bicha Fêmea agora é www.bichafemea.com, você vai dar uma passadinha por lá?

Eu mesma vi isso poucas vezes. É o teu caso? Hoje vi algo assim, e isso chamou minha atenção. Fiquei inquieta e, para variar, quis dividir minha inquietação contigo.

Deixa eu te explicar? Tudo começou com a  homenagem que fiz ao blog da Tri, onde eu coloquei em discussão o que o um blog tem que o faz ser um “amor de blog”. Eis que uma pulga vai para trás da orelha de quem? Da Raquel, a moça bonita que edita o Simples e Original.

Daí por diante a bonita entrou numa crise existencial bloguística, porque ela quer interagir, conhecer pessoas, tornar-se próxima das outras blogueiras, mas julga que não está conseguindo isso, e acha que ela precisa mudar algo no blog dela.

Sinceramente? Estou frequentando o blog da Raquel há pouco tempo, mas pelo que tenho visto, não acredito que ela precise fazer mudanças bruscas naquele espaço. Acho que mudanças violentas nem são saudáveis, e as coisas devem ir bem devagar. Acredito que a resposta vem muito mais de dentro da pessoa, como foi a metamorfose ocorrida com a Lelê (Casa de Catarina), do que externa. Mas a Raquel perguntou, e foi bem assim:

“…Eu venho publicando assuntos que me chamam a atenção no intuito de compartilhar com as pessoas, divulgo assuntos de importância pública, mas poucas vezes contei algo sobre mim ou sobre minha vida…

Então me acendeu uma lâmpada sobre a cabeça: é isso o que falta para que as pessoas recomendem meu blog para outros leitores, para que ele seja referência e atrair mais leitores e gente bacana para eu conhecer?…”

Eu respondi para ela assim:

“Oi, Raquel!

Poucas vezes vi na blogosfera alguém tão de coração aberto como você está se colocando agora. Coração aberto de forma madura, pé no chão, buscando novas oportunidades num projeto pessoal a que você se propôs, e que você quer que realmente dê certo.

Posso falar? Acho que falta só um pouquinho de paciência da sua parte. No mais, não vejo no que mudar tão bruscamente. Quando eu comecei o Bicha Fêmea, ele tinha menos pinceladas pessoais do que tem hoje, mas fui sentindo que ele estava precisando disso aos poucos. Ainda hoje eu imagino que ele é menos pessoal do que muitos blogs por aí, e embora eu veja que isso faz muito sucesso porque os leitores amam ler e ver detalhes da vida pessoal das pessoas, eu não vou mudar a proposta do Bicha de uma hora para outra somente para me adequar e angariar visitas. Fosse assim eu estaria me violentando, forçando uma personalidade "bloguística" que eu não tenho. Eu funciono, "bloguisticamente falando", de forma mais comedida e sutil. 😉

Que é que eu quero dizer com isso? Você vai sentir, muito aos poucos e no seu tempo, qual a dose certa para posts mais pessoais e/ou com conteúdo informativo.

O bicha hoje em dia é um misto de ambos, e eu fui achando meu estilo aos poucos. Você vai achar o seu, não se preocupe. Uma coisa eu te garanto: aparência, conteúdo, redação e simpatia não faltam a você. É por essas e outras que eu não tiro meu pé (olhos?) daqui. 😀

Beijos, bonitona!!!”

Mas acredito que essa é uma situação de opiniões as mais diversas possíveis, e que podem fazer a gente refletir sobre o nosso próprio blog e o que nos atrai no dos outros. Essa reflexão e opinião poderiam ajudar muito a Raquel.

Você não quer responder para ela o que, na sua opinião, faz um blog ser “um amor”? Se sim, só clicar aqui, bem aqui!

Advertisements

27 Respostas to “Coração aberto na blogosfera é coisa rara…”

  1. Sal Says:

    Super entendo a Raquel pq tenho as mesmas duvidas e me questiono como poderia melhorar meu blog e ele ser “um sucesso de audiência” etc

    E apesar de ser atormentada com a falta de propaganda do meu blog, até pq não tenho lá muita experiencia no ramo, mas concordoooo em gênero, número e grau com você, que a questão do tempo e da perverança para o “boca a boca” tornar o blog vem frequentado, e clarooo que acertar o público alvo é um ótimo começo!!!

    beijo

    • lidianevasconcelos Says:

      Oi, Sal!
      Nova por aqui, não é? Pelo menos comentando, é…
      Que bom que você chegou! 😀
      Fique sempre muito á vontade por essas bandas, tá?! 😉

  2. Leticia Says:

    Oi Lindinha!!!
    Ai que fofa a referência ao meu bloguito…. rs.
    Vou passar por lá e deixar a minha opiniãozinha pra ela tb… não que me blog seja superrrrrr frequentado… mas a frequência dele é ótima! Que é o que me importa!
    Beijinhos
    lelê

  3. Rose Says:

    vou lá também…meu blog ainda é um bebe que está engatinhando mas quem sabe uma palavra amiga não ajuda né…
    Bjinhus!!!

  4. jô gazzanny Says:

    Queridíssima, não conseguí deixar um recadinho para a Raquel (são coisas que ainda preciso aprender por esta blogsfera)kkkkkk

    Pois é, quando o “Ví por aí” nasceu…há um ano atrás…eu bem que achava que ficaria falando para as paredes…Mas não me preocupei em agradar ninguém inicialmente…Fui crescendo com as visitas que eu fazia…aprendendo expor idéias nos blogs…fui crescendo com cada comentário das minhas amigas blogueiras…e continuo…crescimento diário…luta diária…fico triste quando não dá tempo visitar minhas amiguinhas…fico triste quando não dá tempo postar…

    Assim, concordo com a sua resposta e assino no rodapé!!!rs…

    Com tempo, a Raquel descobre a que veio e o blog dela vai súper bombar!!!! É só desencanar!!!!

    E p/ conhecer mais e mais as amizades virtuais…

    Que tal todo mundo correr p/ participar da promoção do 1º aninho do meu bloguito??????????

    Corrram!!!!!!

    Súper beijo p/ vcs!!!

  5. Lathife Says:

    Na minha nova fase Bloguística, a Tâmara {do Intimidade} me falou que o blog expressa um pouco do que somos, e que o meu tem um tanto de mim {nas palavras dela: “O teu blog são tuas verdades em letras”}. Achei lindo! Fiquei mais livre. Dá pra ver pelo meu histórico que meus coments e acessos têm aumentado. Isso me alegra muito!! Mas é um trabalhinho, exige tempo e dedicação. Resultado? Não tenho apenas mais acessos e comentários: tenho mais alegrias, frases bonitas e assuntos relevantes passeando na cabeça e alegrando o coração. Vou acessar o blog indicado e levar um pouco de carinho pra ela também. Pra você está aqui. Bjs :* {ps. aqui tem tanto bem-querer…!!}

  6. Fabiana Correia Says:

    Lidi, adorei o blog da Raquel, já dei meu singelo palpite, rs. Apesar de achar que não fosse necessário.

    Bjão!

  7. Izabelle Nossa Says:

    Oi, Lidi,
    Tudo bem?!
    Fiquei sem comentar, porquê teve preparativo para festa de 1 ano da loja, a festa, o pós festa cheio de tarefas e por aí vai!
    Mas, olha, a-mei o post de hoje. Como você, percebo que “vida pessoal” atrai as bloguistas, mas não tem nada a ver com a minha personalidade. E colocar minha vida pessoal só para “alavancar o ibope” seria a crucificação para mim! Resolvi focar no produto e mostrar a qualidade dele. Hoje, meu bloguito, que surgiu para ser um canal de comunicação com minhas clientes, se ampliou, e tem um número considerável de visitas únicas diárias. Me permito colocar algo da minha vida pessoal, mas realmente não é o foco, imagens que inspiram o meu trabalho e tudo o que me dá prazer.
    O importante é a Raquel postar com o coração.
    Beijocas, meninas,
    Izabelle.

  8. Eliene Vila Nova Says:

    oi amiga
    nossa o meu blog faz ano no dia 19 de novembro e também estou preparando uma big festa,rsrsrs
    parabéns amiga você ´emuito especial e merece todo sucesso do mundo.
    desculpa por andar meio sumida, mas você me entende né? casamento perto e muita coisa pra fazer, já viu.
    aniversário do blog, casamento, noivorido, trabalhos e por aí vai.
    mas vim te deixar o meu abraço.
    te adoro
    beijos

    • lidianevasconcelos Says:

      Eliene, lógico que entendo você.
      Não se culpe por não ter tempo para fazer visitas na blogosfera. Não porque se desculpar, viu? Sucesso nos seus projetos pessoais. Eu torço para que dê tudo certo e você possa dar conta de taaaanta coisa a que está se propondo. 🙂

  9. Cláudia Ramalho Says:

    Acho que as respostas aí em cima estão com certa razão.
    Se a Raquel for viver pensando nisso ela não agradará a si própria. O principal é ser fiel ao estilo e à essência dela. O resto, é como vc falou: paciência…

    ***
    Lidi, vc será um mãe maravilhosa, vc tem vontade de acertar. Isso já é meio caminho andado.

    A viagem de vinda foi ótima. Mas tá chovendo horrores desde que desembarquei. Não consigo gostar de Brasília, ainda mais debaixo de chuva.

    Pois então esse espírito natalino tá é devagar… deve tá vindo de jegue… kkk

    Cheiro grande pra vc

  10. KAROL Says:

    No começo comigo foi diferente, como escrevia muita poesia, achei melhor restringir o acesso ao blog, com o tempo comecei a ter vontade de mostrar o que escrevia, de escrever sobre outras coisas que gostava
    “Blog”´é um processo, quase uma terapia, aprendemos com ele, aprendemos a nos comunicar, a falar, e sobretudo a ouvir, porque a opinião dos leitores se torna o alimento dessa historia toda. Eu só não imaginava fazer amigas nesse mundinho tão mal falado, kkkkkkk
    mas fiz, amigas que por vezes me compreendem melhor que pessoas que convivem comigo, amigas que dão sua opinião, mesmo que seja contrária a minha, mas que sempre estão alí, firmes e fortes. Agora não vivo mais sem isso aqui…
    Beijinho

    Adorei as dicas de organização, é a mais pura verdade, pra que amontoar um monte de coisas inuteis, vamos acumular amor, amizade, afeto, carinho, atenção….

  11. Veronica Cobas Says:

    Lidi,

    Sim…também vou lá no blog da Raquel para dizer para ela o que, na verdade, te contei ontem: o que procuro, gosto, curto…e também por isso, comento…nos blogs que visito. Já falei muito com Karla, Katia, Roberta e Lucia sobre o que me mobiliza a continuar escrevendo no blog. E, definitivamente, não é o número de comentários que ele gera que regula o meu relógio do prazer com a experiência. Roberta e Lucia acham que se não fosse para ter comentário, a gente escrevia num diário e guardava tudo em casa. Acho que esse olhar tem razão sim, mas realmente me importa menos a quantidade e mais a intensidade, profundidade dos comentários. Já por natureza não escrevo coisas simples. Gosto de filosofar, pensar junto quando escrevo. Me policio muito para não parecer dona da verdade, mas é evidente que sou opinativa, reflexiva. Sendo assim, é claro que falo de mim. Para falar dos outros, dos fatos, dos acontecimentos…já tenho o ofício de jornalista, que me obriga apenas e tão somente ao “o quê, quando, como, onde e porquê”. Mas não acho que só os textos confessionais atraiam mais pessoas à leitura e aos comentários. Da mesma forma, tantas e tantas vezes escrevo para mim mesmo, para que eu pense sobre determinado assunto enquanto escrevo. Claro que romanceio o texto, que insiro nele a musicalidade e métrica que, acredito, são fundamentais ao envolvimento com o que leio, mas nem sempre é a multiplicação dos comentários que me toca ou me estimula a continuar. Ás vezes, um único comentário, uma palavra, uma observação….me faz ter a certeza plena de que valeu a pena fazê-lo. Não quero – eu, Veronica, – ser um sucesso absoluto de comentários no mundo virtual. Mas quero ser lida por quem achar que aquele texto, aquele olhar, aquela palavra pode, de alguma forma, fazer a diferença.

    Sou escrava das palavras…sempre. Desculpe a extensão do comentário. Beijo sempre!

    • lidianevasconcelos Says:

      Vê, nunca me peça desculpas porque escreve muito nos comentários do Bicha Fêmea. Você não deve mesmo imaginar o quanto isso me agrada…

      Você é uma mulher inteligente, diferente, e perceber que de alguma forma meu post te instigou a refletir e escrever, me envaidece. Portanto, desculpa é uma palavra que não cabe na situação. Cabe a minha agora: obrigada! 🙂

  12. Cibele Says:

    Oi Lidi, ja passei para conhecer o blog da nossa amiga, adorei!

    beijo, beijo

  13. Raquel Machado Says:

    Oi cá estou eu novamente nesse cantinho maravilhoso sabe legal voce tocar nesse assunto acho eu que a maioria das pessoas que tem um blog gosta de receber visitas e comentários afinal é legal dividir pensamentos eu mesma várias vezes fiquei desanimada porque escrevia escrevia e tinha um comentário apenas todos os dias e era do meu namorado mas sabe com o tempo acho que a coisa vai melhorando hoje não tenho um pique de audiência nem fico fazendo média como algumas pessoas porém acho que tenho alcançado mais pessoas e o que mais me deixa feliz e quem quem vai até lá comenta e lê e porque gosta do meu blog e isso me deixa super feliz. Bjos no coração flor. Otima quarta

    • Lidiane Vasconcelos Says:

      Raquel, que bom que você gostou do que eu fiz. Minha intenção era ajudar você a se acalmar mesmo. Sei o quanto seu espaço virtual é bom, e queria que você sentisse isso em feedbacks das bichas fêmeas. Viu como eu não estava errada? Agora é seguir numa via de mão dupla, que aos poucos você chega onde deseja. Se precisar de minha ajuda, estou a postos no que puder fazer, viu?! 😉

  14. Raquel Says:

    Lidi! Mulherrrr! Você é para lá de arretada hein? =^^=

    Eu ainda não tinha lido seu post, só sei que entrei no meu blog e vi um montão de gente boa me visitando e me dando suas opiniões e dividindo experiências comigo! Sinceramente? Acho que não tinha sentido uma emoção assim na blogsfera até hoje! Só chegou perto quando postei “Uma carta para mim” na blogagem coletiva da Elaine.

    Enfim, me sinto lisonjeada por você ter divido este assunto com as bichas, e tenho certeza de que não tem lugar melhor para perguntar do que aqui com tanta blogueira de primeira qualidade passando aqui todos os dias! =^^=

    Já vou eu bolar o próximo post, contando como foi para mim esta pequena experiência, mas de grande importância!

    Um super beijo, e AXÉ!

  15. Raquel Says:

    Esse recadinho quero deixar para a Jo Gazzanny: querida, não consigo linkar através do seu comentário, e quero demais retribuir a visita e conhecer teu blo! =^^=

    Me passa aqui pelo Bicha o endereço dele, por favor?

    Bjinho!

  16. ana maria Says:

    oi Lidiane

    No meu caso eu não pensava em ter um blog,mas visitava e comentava em alguns. Então quando a minha filha fez um blog eu já tinha um circulo de amigas que foi aumentando naturalmente.
    Não me acho engraçada, adoro alguns blogs que escrevem de maneira super bem humorada, sou até economica na escrita, mas a coisa foi crescendo de uma nmaneira que não esperava e foi super positivo. Vou passar no blog dela pra comentar também…

    bjus ana maria
    jeito de casa

  17. Anna Says:

    Eu fui visitar o blog da Raquel , gostei muito.
    Eu também penso como foi colocado no post, mas tem horas que acho que não faço as coisas certas, por isto poucas pessoas visitam, mas vamos indo assim mesmo, eu vou até onde meu conhecimento e tempo permite, claro que tenho que melhorar, mas como não sei muito; tem que ser aos poucos e com ajuda das amigas como foi desde o início.
    Beijos

  18. Fernanda Says:

    llLidi, você é mesmo uma bicha arretada né!!!! Adoru!!!!! Fui lá conhecer o blog da Raquel e deixei a minha opinião. Estou preparando meu texto para participar do aniversário do bicha Fêmea e com certeza abordarei atitudes como a sua: de interação, solidariedade, preocupação com o próximo, respeito as diferenças e sinceridade. Foi muuuuuito bom te conhecer.
    Tenha um lindo dia!!!
    Bjks
    Fernanda

  19. Lidiane Vasconcelos Says:

    Oh, Fernanda! Obrigada pelas palavras gentis e por querer fazer parte da festa do Bicha Fêmea fazendo alusão a essas posturas de interação, solidariedade, preocupação, respeito as diferenças e sinceridade. Não tenha dúvidas de que levo isso muito a sério. Como a Raquel, como você e como toda e qualquer blogueira, eu quero que o Bicha Fêmea cresça, apareça e aconteça. Quem não quer? Mas quero isso com calma e pé no chão. Quero que estejam perto de mim e me ajudando nesse processo parceiros que acreditem nessas posturas que você elencou, porque só faz sentido para mim se for assim… talvez minha postura de “business” não esteja tão apurada… mas é assim que sou. 🙂

    Beijos, bonita!

  20. Fernanda Says:

    LLidi minha flor, fico muito feliz em ter a certeza de que em cada post, em cada linha e em cada comentário consigo ver a essência de cada blogueira, e você mais uma vez está provando que eu estou certa nas minhas conclusões a cerca da sua personalidade. Isto me deixa muito feliz!
    Agora uma coisa!!!! Bussines você tem sim amore, e está certíssima quanto ao caminho que escolheu trilhar para alcança-lo. Sabe que até um certo tempo atrás me incomodava um pouco me sentir diferente da maioria!!!! Da maioria que humilha, que que engana, que exclui, que maltrata e se julga superior e valoriza o ter e não o ser????? Cheguei a pensar se realmente valia a pena acreditar nas pessoas, valorizar o ser e não o ter, fazer o impossível para ser politicamente correta, justa e livre de preconceitos. E sim, vale muito a pensa!!! E sabe porque?????? Porque eu ponho a minha cabeçinha no travesseiro e tenho o sono dos justos, o meu coração transborda PAZ e bem estar comigo e com o mundo e também porque o que mais me atrai nesta vida são pessoas!!!!!
    Bjs querida.

  21. Fernanda Says:

    kkkkkkkkkkk, conversa bloguista é bom!!!!!!! hahahahaha!!!! Compatilho do seu pensamento, as palavras tem força meeeeeesssssmo!!!!!! Já leu o livro “The Secret” ou “O Segredo” é isto as palavras e pensamentos tem mais força que podemos supor!!!!!! Vai looooonge esta bicha!!!!!!!
    Bjks
    AFui buscar a filha na escola!!!!!

  22. Rejane Batista Says:

    Eu acho que todo mundo que tá começando um blog, tem esta pulga atrás da orelha. Pelo menos comigo foi assim, e toda hora olhava se tinha um comentário e nada! Quando recebi o primeiro comentário, fiquei rindo à toa. E com o passar do tampo, com dedicação ao blog e as pessoas que nos visitam, a gente vai fazendo lindas amizades, e hoje, sempre recebo muitos comentários que me deixam feliz demais.

    Tem que ter paciência mesmo, mas o principal é ter dedicação.

    :*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: