Usar Ecobag = Ser Uma Alienígena…

O endereço do Bicha Fêmea agora é www.bichafemea.com, você vai dar uma passadinha por lá?

No supermercado que frequento…

(eu) Embala minhas coisas nessa sacola, por favor?

(embaladora) A senhora quer que eu coloque as coisas nisso aqui?EmoticonSurprised

(eu) Isso!EmoticonEyebrow

Pelo menos no mercado que frequento, ainda me sinto uma ET usando minha sacola reutilizável. Humpf!EmoticonSad

As bichas fêmeas falam…

De tudo fica um consolo, eu não sou a única ET por aqui… aêêê!!! Mas, oh! De tudo também ficou uma dica legal para mim, talvez seja para você também. Olha só o que comentou a Manuela, que edita o blog Manu Nygaard:

“…Vc se sente uma et usando a ecobag, e eu que me sinto assim pq economizo nas sacolinhas mesmo? Vc tem q ver a cara da caixa qd chego c as batas soltas no carrinho p pesar…”

hummm… aí fiquei pensando, acho que vou experimentar essa dica, de não usar sacolinhas para as batatas. O que eu sempre achei possível, para reduzir ainda mais o consumo das sacolinhas, é levar na ecobag as que já temos em casa. Mas pensando bem, na época de nossos avós os legumes eram jogados na sacola, sem embalagem, ? Por que não fazer assim também?EmoticonEyebrow

Boa dica, Manuela! Por essas e outras é que digo que o legal do Bicha Fêmea são as experiências trocadas entre uma fêmea e outra, e que fazem a gente enxergar o óbvio. É ou não é?EmoticonThumbsUp

40 Respostas to “Usar Ecobag = Ser Uma Alienígena…”

  1. Priscila Says:

    kkkkkkkk, Lidi amiga, já aconteceu a mesma coisa comigo, vai demorar muito para as pessoas se acostumarem e passar a usar as ecobags como uma forma de proteger o meio ambiente!
    Bjs….

  2. Izabelle Nossa Says:

    Oi, Lidi,
    Tudo bem?
    Menina, você falou tuuuudo agora!
    É exatamente assim que me sinto ao pedir pra usarem a ecobag: um E.T.! Engraçado que, outro dia, eu já no caixa passando as compras, e a supervisora dos caixas foi chamar a que estava me atendendo para uma palestra de sustentabilidade. Em seguida, veio um outro funcionário terminar de me atender, e tinha um outro embalando, colocando um monte de sacos. Daí que eu falei: – Não, põe tudo aqui! Os olhos do empacotador se esbugalharam, e então percebi o quanto que a as pessoas aqui estão a anos luz de civilização!
    Daí eu questiono: para quê mesmo tanta palestra sobre sustentabilidade, né?
    Beijo!

    • lidianevasconcelos Says:

      Pois é, Izabelle. Fiquei pensando no teu relato do que aconteceu no mercado e acho que muitas empresas levantam a bandeira da postura ecologicamente correta para “estar na moda”. É jogada de marketing, como falou a Fabiana. Postura mesmo é a do dia-a-dia das pessoas e isso parece que está muito longe de virar comum… humpf! 😦

  3. Ana Coracy Says:

    acho um maior barato esse negócio de ecobags, mas acho esses supermercados uns monstros… ele oferecem um monte de micro-sacolas de plástico e se você quiser uma reutilizável, que compre. E na entrada do supermercado ainda tem um belo de um carrinho com milhares de sacolinhas de plástico dentro, fazendo apologia ao não uso… falo do Bom Preço… e a cho um abuso!!!

  4. Fabiana Correia Says:

    Tudo é propaganda! Não entendo as vezes!
    Teve o dia nacional (sei lá) de conscientização a não usar sacolas plásticas.
    Ok, em todo supermercado tinha pilhas e mais pilhas de caixas de papelão, para que os clientes substituissem a sacola.

    Agora (já passou o tal dia) Toda vez que vamos fazer compras, pedimos para embalarem numa caixa de papelão, e simplesmente dizem que não tem!

    Isso é ou não é marketing barato????

    • lidianevasconcelos Says:

      Fabiana, concordo contigo. Muitas empresas fazem marketing barato mesmo, que é para estarem na “moda da sustentabilidade”. Ação, no dia a dia, acho que vai demorar um pouco para se tornar comum, viu?

  5. fátima Says:

    no supermercado semanal eu não uso por dois motivos:

    1 – a compra é grande, e eu precisaria de muuuitas sacolas;

    2 – se eu não trouxer as sacolinhas plásticas p/ casa, vou ter de comprar saquinhos p/ colocar nos cestos dos banheiros e da cozinha, ou seja, vou trocar 6 por meia dúzia e ainda gastar mais $.

    mas, outro dia, num supermercado lá na liberdade (bairro “japonês” de são paulo), onde fui comprar só umas coisinhas, entreguei minha sacola à moça do caixa, e ela me parabenizou tanto, mas tanto, pelo uso, que fiquei achando que eu era a primeira pessoa que aparecia por lá com aquilo!

    bj

    • lidianevasconcelos Says:

      Fátima, eu também não aboli por completo as sacolinhas plásticas, sabia? Como você, preciso delas para separar o lixo orgânico do reciclável. Eu uso a ecobag com o intuito de reduzir esse consumo, porque eu também não preciso de taaaantas sacolinhas assim, entende? Então eu faço assim: na compra mensal eu uso as sacolinhas e me abasteço delas. Nas idas semanais ao mercado para comprar frutas, verduras, pães e frios, uso a ecobag. 😉

  6. Daniela Garlet Says:

    kkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ai to rindo muito imaginando essa cena!!
    Eu ainda não uso, de preguiça., de achar que é um saco ir de sacolas….
    kkkkkkkkkkkkkk
    e acho que de medo de acontecer isso comigo!!!!

    ai como to rindo!!!

    Beijos!!!!

  7. Livia Says:

    hahahahhaha! é verdade!!! acho que nos grandes centros essa cultura já esta começando a chegar, mas em cidades menores, realmente, só os ETs usam ecobags… adoro ser ET , rsrsrss
    beijo

  8. Leila Says:

    Oi Lidiane, sabes que não uso as sacolas !!! é que lá em acas quem faz compras é marido rssssss, ainda bem sou uma mulher feliz, livre desse tormento de mercado em dias de movimento. Mas acho que tem que usar sim.
    Obrigada pelos elogios as fotos do marido, ele adora, fica todo orgulhoso de ver que coloco a sfotos que el faz , rsss.
    Alias ele me abandonou, rsss foi ao Rio, só volta daqui uns dez dias , foi visitar a familia. Estou só abandonada pelo meu amor.
    bjs

  9. Nana Says:

    Isto já aconteceu comigo tbém!!
    Mas aco que é questão de tempo… qto mais gente fizer, mas as pessoas se acostumarão… pena que não dá para fazer sempre.. pelo menos eu não consigo.. rs
    Bjs e obrigada pela visita!!

  10. Nana Says:

    Ops.. desculpe.. não estou retribuindo visita não.. rs… vim ler o post da Elaine.. sorry

  11. Ná! Says:

    Eu uso as ecobag, fiz um post sobre isso a alguns dias atrás (Pegada Ecólogica). DIGA NÃO á Sacolinha plástica!

  12. Silvana Mello Says:

    Eu tenho e uso. O bacana é que um dos supermercados daqui já adotou e está até vendendo! Quando é marido que faz compras sozinho, aí não leva. Disse que as sacolas são “meio gays”. Pode???

  13. chica Says:

    É verdade, mas não devemos dar bolas. O meu maior problema, tenho um monte delas é que esqueço dentro do carro e daí tenho que ir até lá buscar. Mas quase sempre, as uso e por aqui muita gente também. beijos,chica

  14. Raquel Says:

    Xiii… Não esquenta não, aqui em SP também tá assim ainda, mas não posso negar que está melhorando.

    Isso porque os próprios mercados (os grandes) já vendem eco-bags, e oferecem caixar de papelão para quem está de carro. Assim deixa de usar as sacolinhas e coloca direto na caixa. É uma boa!

    Lidi, lembrei de você em outro selinho e um meme que recebi, mas fique a vontade para recusar ok? =^^=

    Bjinhu

  15. Raquel Machado Says:

    Oi flor, cheguei aqui li e amei….adorei seu blog muito criativo e interessante sabe esse esquema das sacolas realmente acontece muito ainda as pessoas parecem que veem o mundo indo por aguá abaixo e afogam ele cada vez mais ne…o senso de cuidar do meio-ambiente ainda falta em muita gente. Estou te linkando aos meus amigos e pretendo voltar novamente. Bjos

    • lidianevasconcelos Says:

      Oi, Raquel!
      Muito bom receber sua visita e comentário. 🙂
      Sinta-se á vontade para voltar sempre e, oh! Te linkei também, viu?! 🙂

  16. Ana Carla Says:

    Meninaaaaaa, acho que nunca usei pq sei que vou me passar po ET também !!! Acho que a embaladora vai perguntar se quero que ela coloque os sacos de plástico dentro da Eco bag !!!! Affffff ….

    Amiga, vai demorar mesmo pras “moças” se acostumarem.

    Bjooooo

  17. Leticia Says:

    Menina,
    depende muito daonde você vai… eu não tenho tido tantos problemas não. Mas não é sempre que lembro de levar. Também já estourei uma só de carregar refrigerantes e sucos… rsssss.
    Beijos
    lelê

    PS: hj to comentadora… tava meio fora do ar, mas consegui voltar a comentar… probleminhas. Até voltei a postar.

  18. Nani Veiga Says:

    Olá menina,tudo bem?
    Eu te entendo… Já passei por isso em alguns lugares,antes bem mais,porque agora as pessoas já estão mais acostumadas,mas mesmo assim tem pessoas que me olham de maneira estranha como se realmente eu fosse uma et…
    Aos poucos a gente chegá lá…
    Beijos
    Nani

  19. Rose Says:

    Então imagina euzinha na minha cidade de 10.000 habitantes…se você ai é ET ou sou o que??? kkkkk
    Bjinhus!!!

  20. Tri Says:

    Lidi,
    eu uso e um dos mercados perto de casa a da Rede Assai (atacadista mas vende a varejo tb), tem uma política bem legal: você pode levar suas sacolas ou usar as caixas de papelão. Se você esqueceu as suas sacolas você pode comprá-las por R$ “sei lá quanto” e a renda é doada para um instituição de caridade e todo mês eles divulgam o total arrecadado e tals (torço para ser verdade, claro…). E para o dia dia ando na bolsa com um bolsinha daquelas mini-max para carregar, jornal, revistas e pequenas compras. Mas nos outros mercados ainda te olham com aquela cara: isso é bicho ou é gente? dã!
    beijo beijo
    Tri

  21. Janete Says:

    Eu tenho que confessar (envergonhada) que ainda não uso as ecobags. Por distração, preguiça, nunca lembro de deixar uma sacola no carro, sempre aproveito pra passar no super depois do trabalho. Mas já me sinto incomodada e envergonhada. Outro dia encontrei um amigo no supermercado e ele me flagrou usando sacolinhas plásticas. E me mostrou ( tipo “você ainda está nessa de sacola plástica ??!!!”) que estava usando um sacolão, tipo malote de banco :). Fiquei com vergonha…
    Beijos.
    Janete

    • lidianevasconcelos Says:

      Ih, Janete! Já me esqueci muito da minha ecobag quando tinha que levá-la. Super normal, isso. Só com o tempo para a gente se acostumar mesmo. 😉

  22. Fla Says:

    Olha eu também confesso que ainda não me adaptei a essa nova era ecológica.
    Mas eu ainda vou criar vergonha na cara, juro que vou.
    Mas o lixo em casa é todo separado!
    =)
    Beijos
    Fla

  23. sonia sousa Says:

    comigo já aconteceu o mesmo…de facto acho que é uma questão d emoda e toda a gente quer estar na moda mas usar que é bom, incentivar para-que nada…eu tb vou com a minha e sempre poupo uns 4sacos naquelas compras de semana.

  24. Raissa Says:

    É incrível né?

    As pessoas acham isso ou super besta ou super nada a ver, na maioria das vezes eu tento não pegar muitas sacolas porque nunca lembro de levar a ecobag que tenho aqui, e aí o cara pega e fala: ah, isso aqui vai ficar com cheiro ruim!

    E daí, num é meu? Fui eu que coloquei tudo junto, ora bolas!

  25. Rejane Batista Says:

    Ai Lidi!
    Gnahei uma linda, e acabei de postar lá. Indiquei este post, ok?
    Depois eu volto aqui pra ver tudo o que não vi e prosear mais, tá?

    BjOs da Re.

  26. Ana Claudia Says:

    Nossa vc acredita que vim da padaria agora a tarde depois de pegar os filhotes na escola e tem um banner enorme atrás do caixa falando em sustentabilidade, reciclagem, e pasme vendendo ecobag da marca deles e no entanto embalaram tudo não só nas sacolinhas plásticas mais ainda usam aquelas embalagem de isopor p/ tudo…e sai é gente com aquelas bandejinhas..me lembro da minha infância quando ia comprar pão ou frios e vinha tudo no papel, aquele papel de pão cinza.

    beijin Bicha

  27. manuela Says:

    Vc se sente uma et usando a ecobag, e eu que me sinto assim pq economizo nas sacolinhas mesmo? Vc tem q ver a cara da caixa qd chego c as batas soltas no carrinho p pesar…

    • lidianevasconcelos Says:

      Taí, Manuela. Acho que vou experimentar essa dica, de não usar sacolinhas para as batatas. O que eu sempre achei possível, para reduzir ainda mais o consumo das sacolinhas, é levar na ecobag as que já temos em casa. Mas pensando bem, na época de nossos avós os legumes eram jogados na sacola, sem embalagem, né? Por que não fazer assim também? 😉

      Boa dica!!!

  28. Claudia Medeiros Says:

    Normal. Quando eu chego na feira, o mocinho da banca de legumes, diz:” olha a moça da sacola de pano”.rs Pode uma coisa dessas? rs

  29. manuela Says:

    Adorei sua visita, se vc olhar no meu blog vai achar um monte de idéias legais sobre reciclagem.
    Bem o casamento me desviou da cozinha vegetariana quase macrobiótica, mas em compensação hoje eu (tento) poluir menos e aproveitar mais poraquilo que (no final das contas) já pagamos mesmo.
    Bjs

  30. Luci Says:

    Eu tenho me divertido com a reação das pessoas na minha economia por sacolinhas plásticas. No sacolão deixo tudo solto no carrinho e levo na bolsa minhas sacolinhas para guardar as coisas e levar para casa. Sempre tenho sacolinhas plásticas na minha bolsa, seja para a padaria, farmácia. Fico agoniada em padaria que elas usam 4 sacolas para guardar 6 coisas..
    Precisa ver no Saara, onde compro material para meu trabalho, cada vez que eu digo que não precisa de sacola que já tenho. E o povo que coloca uma coisa pequenininha numa sacola enorme? aff
    Eu ando na maior patrulha com isso de sacola plástica e digo com o maior orgulho que estou cuidando do nosso planeta.
    Estou com material para fazer ecobags, mas ainda não deu tempo 😦

  31. Allysson Says:

    Oi!

    Cheguei via twitter (@Jardimdasideias) proque eu tenho 2 ecobags. A moca da padaria que eu “frequento” me disse que, em uma semana, apenas 2 pessoas usam, com frequencia, as ecobags: eu e mais uma senhora.

    O curioso é que, depois de ter usado umas 3 vezes, quando fui sem ela, a moça do caixa me perguntou o que houve por eu estar sem a ecobag. Expliquei a ela que nao a carrego comigo o tempo todo e que, quando passo na padaria vindo de algum lugar, uso as famigeradas sacolinhas. Isso rende comentários do tipo: “tava passeando, né? Por que hoje tá sem sacola de pano…”

    E outra curiosidade: sou o primeiro homem a comentar sobre elas? Acho que os homens não se sentem a vontade com elas, hein?

    :O

    • lidianevasconcelos Says:

      Allysson, sabe de uma coisa? Parece que vai demorar um pouco os homens colocarem as ecobags na vida deles. Você é raro. Mesmo as mulheres não estão aderindo em massa, então temos ainda um looongo caminho pela frente… humpf! 😦

Deixe uma Resposta

