Decoração de Jardins Com Objetos Reutilizados

O endereço do Bicha Fêmea agora é www.bichafemea.com, você vai dar uma passadinha por lá?

Já falamos um bocado por aqui, em alguns dos gostosos trololós que já tivemos, a respeito do quanto é interessante reutilizar materiais, ou móveis, ou ainda objetos, na decoração de nossas casas, não é? Eu acredito que uma postura nesse sentido seja importante porque a gente exercita nossos olhos para o que pode ser uma solução criativa, sem que para isso haja a necessidade de descartar outro tanto de coisas. Todos nós sabemos que a natureza agradece, e as próximas gerações também. Mas, oh! Posso falar? Há soluções que muitas vezes eu vejo e esteticamente não me parecem viáveis. A intenção é das melhores e tudo o mais, mas meu anseio por ser ecologicamente correta não vai tão longe…

… serei eu limitada?

O que quero dizer é que defendo a reutilização de materiais, sim, mas há que se ter algum benefício visual também, se é que você me entende, hã? Acredito que a conjugação perfeita seria reutilizar com charme e bom gosto. Foi justamente por isso que achei as três soluções de decoração de jardins, logo abaixo, super legais, e muito me inspiraram a ter elementos exatamente iguais, se fosse possível eu ter acesso a objetos assim.

Dá só uma olhada em como certas peças esquecidas e/ou descartadas numa construção, por exemplo, podem trazer personalidade ao ambiente externo sem forçar a mão na postura ecochata

gate[1]

Vê esse portão decorando o jardim? Você colocaria no seu? Eu definitavemente colocaria no meu. Acredito no impacto positivo e cheio de estilo que uma peça dessas traria para o cenário como um todo. Você consegue imaginar? Eu imagino uma peça dessas encostada no muro ao final do quintal, no canteiro (que um dia ficará todo florido). Quanto ao teu espaço, um desses caberia? Você usaria?

wagonhwheel[1]

Uma roda de carroça não caberia no meu quintal, é fato, mas se eu pudesse colocaria sem problema algum. Penso que um detalhe desses ficaria charmoso, de verdade,  num quintal grande, para parecer despretensiosa a “aparição” do objeto por entre as plantas. Fica bem bucólico o efeito, não? Que achas??

terraacotta[1]

E quanto a restos de tubulação antiga feita com terracota? Um canteiro com flores plantadas em recipientes assim não ficaria super diferente e bonito? É que flores em vasos que fogem do lugar comum parecem ficar muito mais charmosas. Duvida? Você lembra deste post onde vimos juntas algumas possibilidades diferentes nesse sentido? E mais, lembra quando mostrei a invenção da Margaret para alegrar e diferenciar o jardim dela? Então… ela ( A Margaret) transformou uma cadeira em floreira, e ficou superultramegablaster charmoso. Olha aqui, bem aqui!

Imagens: About.com

Mais no Bicha Fêmea…

ATUALIZADO – Reutilização de Objetos com Novos Usos – II

“Ecochato”? Que nada! Sustentabilidade séria e glamourosa…

Cadeira também é floreira… como assim?!?!?

As bicha fêmeas falam…

Achei perfeitas as considerações da bicha vó, digo, da Dolly, que edita o MARYAMARIAH FINE ART’S. Vejamos:

“…menina soubesse como madeira custa caro!!!!! e essas já envelhecidas pelo tempo, com resto de tinta são as melhores , normalmente cedro, massaranduba, ypê, peroba,aa mais buscadas..Sou supeita porque as poucas reformas que fiz aqui, comprei ou reutilizei restos de minhas próprias demolições.
A roda de carroça fica massa em qualquer jardim..quando me mudei para cá havia um carrinho de mão, o famoso ” jerica”, adaptado como floreira com jiboias…era lindo demais..agora estou até pensando em pedir ao marceneiro fazer um outra, em madeira, para substituir aquele corroido pelo ferrugem…”

Palavras de quem entende bem o que é reutilizar!

14 Respostas to “Decoração de Jardins Com Objetos Reutilizados”

  1. Alethéa Says:

    Uhun, acho lindo a roda de carroça! Beijos!

  2. Claudia Medeiros Says:

    Sou louca por uma roda de carroça, então, como não cabe no seu quintal, se vc achar uma me mande via sedex, tá?rs

    Como tenho quintal grande, dá pra inventar, em frenta o banco azul que eu fiz (lembra?) colocamos um tronco bem grande onde tb dá pra sentar. Qualquer dia, mostro a foto no blog.

    beijos

    • lidianevasconcelos Says:

      Claudia, eu lembro do banquinho azul sim. A imagem dele azulzinho com florzinhas não dá para esquecer. 🙂
      Coloca a imagem da tua solução decorativa com o tronco em frente a ele sim. O post vai ser um sucesso e a mulherada vai gostar de ver. 😀

  3. sonia Says:

    ai ai (sou eua suspirar) tenho um quintal grande grande-que por enquanto está no abandono …quero relva, quero pedrinhas a delinear canteiros, quero por baloiço(ecologico) quero banquinhos de madeira feito com tronco (encontrado por aí) quero objectos inucitados para decorar …mas por enquanto fico só mesmo no querer e sonhar …e ver e tirar ideias e abrir a mente para ver as coisas com outros olhos.
    Mas Gosto quando fica harmonioso como esses que tu mostraste …sejamos ecologicamente correctos mas sem cair no exagero.

    oh em relação a ser mãe não é facil não pois tb somos humanos e as mães/pais tb erram, tb perdem a paciencia -mas que é o de mais lindo e recompensador na vida lá isso é….ver aquelas formiguinhas crescerem e tornarem-se gente …e interegirem connosco de uma forma tão deles -é fantástico e não se consegue descrever.

    • lidianevasconcelos Says:

      Sonia, o meu quintal é bem pequeno, mas com criatividade e boa vontade vai dar para fazer um espaço gostoso. Já não fizemos enchemos de plantas e flores porque antes quero fazer o revestimento do piso e do muro. Por isso, sigo como você: sonhando… 😀

  4. Fabiana Correia Says:

    As idéias são ótimas, mas num jardim grande seria o ideal né? Minha casa como é pequena, o espaço para o jardim também é limitado, então nada dessas idéias inovadores e bonitas. Que ruim né?

    Bj flor!

  5. Dolly Says:

    ah mais que coisinhas lindas…
    Não só utilizaria como ando sempre catando restos de construção..menina soubesse como madeira custa caro!!!!! e essas já envelhecidas pelo tempo, com resto de tinta são as melhores , normalmente cedro, massaranduba, ypê, peroba,aa mais buscadas..Sou supeita porque as poucas reformas que fiz aqui, comprei ou reutilizei restos de minhas próprias demolições.
    A roda de carroça fica massa em qualquer jardim..quando me mudei para cá havia um carrinho de mão, o famoso ” jerica”, adaptado como floreira com jiboias…era lindo demais..agora estou até pensando em pedir ao marceneiro fazer um outra, em madeira, para substituir aquele corroido pelo ferrugem…
    E as manilhas em terracota? essas são mais difíceis de serem encontradas especialmente por aqui, porque foram substituidas por tubos de PVC; hiper decorativas, sem dúvidas. Por aqui se usa nos jardins os tubos em cimento, pintados em PVA com cores e tamanhos diversos que também já estão na lista de futuras aquisições..
    E assim Bicha…parabéns pelas idéias, fantásticas…Sem frescuras a vida também fica alegre bastando somente força de vontade para uma garimpagem perfeita
    Beijocas, Bicha Vó

    • lidianevasconcelos Says:

      Bicha vó, suas considerações sobre reutilização de objetos, especialmente para este post, foram ótimas. Tratei logo de atualizar o post com elas. 🙂

      Obrigada!!

  6. Vivien Morgato Says:

    Acho realmente que reutilizar as peças é um tremendo exercício de criatividade ecologicamente correta.

  7. isabela kastrup Says:

    Lindona, fiquei até metida com o seu elogio, rs!! Quanto ao post, ando sonhando com um jardinzinho lindo, com certeza essas imagens me serão úteis num futuro bem próximo. Assim eu espero, rs!
    Um super beijo
    Isa

  8. Aline Says:

    Lindo o jardim… amei!

  9. Carol Says:

    Oi Lidi,
    Putz, tem milhões de coisas que daria muito bem pra ser reutilizada sem causar “nojinho” ou “feiura” em qualquer ambiente… Mas as coisas que vejo em jardim na maioria das vezes ficam muito bacanas… Essa idéia da roda… E os canos então???? Fala sééério comigo minha filha!
    Bjocas!
    Carol

  10. Dolly Says:

    Bicha, obrigada por destacar trechos de meu comentário apesar dos erros de escrita mas o conteudo é mesmo a expressão de como vejo e aplico a reutilização de materiais, aprendida com os que entendem de minha familia.
    Ainda ante ontem o marceneiro aqui em casa fuçando em meio a outros tantos restos, teceu algumas sugestões de como reutilizá-los pós reforma!
    Aguardem
    beijocas, Bicha Vó

  11. ana Says:

    Adorei todas as ideias…vou aproveitar…

Deixe uma Resposta

