Reutilização De Objetos Com Novos Usos.

O endereço do Bicha Fêmea agora é www.bichafemea.com, você vai dar uma passadinha por lá?

objeto antigo, novo uso

Quando vi essa imagem no site da revista Casa e Jardim  fiquei super inspirada, porque eu acho o máximo a ideia de dar novos usos aos objetos. Na referência acima, a gente vê um guarda-roupas antigo que agora é usado como guarda-louças. Não é ótimo? Eu acho que a adaptação ficou perfeita!

Importante colocar que o novo uso não tem que ser necessariamente o de um objeto velho ou antigo, no sentido de que aquele objeto seria colocado no lixo e a gente vai lá e reutiliza. Ás vezes a gente tem determinado tipo de necessidade e a solução pode ser criativa e mais barata se for usado algo que teria outro fim.

Confesso que esse novo olhar além do óbvio, livre de preconceitos, começou a ficar mais aguçado depois que comecei a blogar. As constantes visitas em blogs e sites, nacionais ou internacionais, me permitiram ver que há tanta criatividade por aí afora, que só posso concluir que não é tão difícil assim ter uma casa com mimos e detalhes personalizados. Mas também é verdade que muitas vezes a gente não consegue enxergar além do propósito para o qual o objeto foi fabricado. Acontece,  não é verdade? Fazer o quê?

! Vamos fazer uma reunião de ideias quanto a novos usos para objetos que possamos ter em nossas casas? Então vamos lá! Eu listo o que vem a minha cabeça daqui, e você lista o que passa pela sua daí. E no fim das contas, vamos todas aprender uma com a outra. Que tal? Quem disse que tudo nessa vida tem que ser comprado novinho em folha? Ou o uso das coisas não pode ser mudado, hã?

1 – Sabe aquelas fruteiras de plástico com pés, com três níveis? Dá para usar na lavanderia como organizador de produtos de limpeza. Na falta de armários, ela deixa tudo muito bem organizado.

2 – Eu já ando guardando embalagens de vidro cujo formato eu goste. Sabe como vou usá-las? Como pequenos vasos de flores para enfeitar cantinhos estratégicos como o banheiro, lavabo e mesa de cabeceira.

3 – Já aprendi a usar cachepôs como porta toalhas. Elas ficam enroladinhas e no maior charme. Eu aprendi com a Isabela Kastrup, do blog “ARRUMADÍSSIMO“, e até já mostrei isso por aqui antes.

4 – Foi-se o tempo em que eu jogaria fora uma xícara porque ela estaria trincada. Sabe o que fiz com a última, e que não serve mais para beber café e chá? Ela serve agora para alegrar a cozinha com florzinhas secas.

5 – Sabe os potes de plástico de sorvete? Aqui em casa eles estão na lavanderia servindo como organizadores de pequenos objetos próprios daquele espaço. Hoje tenho três deles, arrumados lado a lado sobre uma pequena prateleira branca de madeira, dessas prontas que a gente compra em home centers.

6 – Também na lavanderia eu uso uma bacia de plástico para manter os panos de chão  e de limpeza organizados, todos em formato de rolinho e em pé, que é para caber mais deles.

7 – Quando vim morar na casa nova eu comprei outro conjunto de porta-escova e afins para o banheiro, mas nem pensei em jogar fora o antigo. Pensei em um novo uso e agora ele serve como porta-lápis e trecos.

Agora é contigo. Que é que você sugere para a gente aumentar essa lista?

Mais no Bicha Fêmea…

Reutilizar & Organizar & Decorar.

Mais, além do Bicha Fêmea…

A Sustentabilidade é fashion – Blog CASAS POSSÍVEIS.

As bichas fêmeas falam…

A Karol, do blog A DONA DO MUNDO, deu uma ideia ótima de reutilização. Olha só:

“…sabe aquelas latas lindas de azeite, de biscoitinhos? viram velas num piscar de olhos, basta derreter a parafina e preencher, só não vale esquecer o pavio, ficam lindas!
acho super charmoso!…”

httphome-boxer.blogspot.com

A Fabi, editora criativa do espaço virtual Favas a Contar, dividiu com a gente um achado. A bonita indicou o blog CASA & COISAS & TAL para o nosso deleite. Já fui lá dar uma conferida, e trata-se de um espaço onde o Flavio Zaninelli, responsável pelo blog, garimpa ideias e inspirações para a gente aplicar em casa. E tudo, tudinho, é no melhor estilo de reaproveitamento e reutilização, como esses bastidores de bordado cobertos com tecidos alegres, mostrados neste post, que cumprem o papel de mural. Não é uma ideia legal para usar no nosso home office?

A Letícia, que escreve no blog Casa de Catarina, sugeriu um forma interessante de montar uma mesa de apoio do sofá. A adaptação foi feita pela sogra dela, e parece ter um resultado ótimo. Vejamos:

“…Tem uma adaptação ótima lá no ape, feito pela minha sogra… vou ver se fotografo e depois posto. Ela comprava as ferragens de máquinas de costura antigas (aquelas singer, sabe? O pé de ferro com o pedal?) e mandava fazer um tampo de granito, para transformar em mesa de apoio do sofá… tem duas… uma de cada lado. Tem uma altura ótima, é um charme de diferente… ela tem um bom gosto arretado! rsss…”

A Rose, blogueira serelepe e saltitante que cozinha e mostra tudo ‘pra gente no Receitinhas e Frescurinhas, deu ideias para o quarto e cozinha no comentário dela. Presta atenção aí:

“…No meu armário nooooovoooo e que ainda falta a cama tá…rsrs eu segui a dica da Isa comprei aqueles porta talheres pra organizar a maguiagem, pros cremes e afins uso uma bandeija antiga e agora lembra dos canecos de chopp uso pra guardar as colheres de pau que segundo o “doctor bactéria” não podem mais ficar na gavetae como não sei cozinhar sem elas… :)…”

A Claudia, dona do blog Se fosse na minha casa, provou que entende muito de reutilização. Olha só o quanto ela já reaproveitou?

“…já usei criado-mudo, como mesinha de canto ao lado do sofá, garrafão como base de abajur, jarra de louça com a beiradinha lascada guarda talheres de trabalho na bancada da pia, vidrinho de leite de coco e de azeite viraram recipientes para aromatizadores, latas de biscoito guardam velas e fósforos para uma emergência e todos os potes de sorvete e potes de vidro nunca vão pro lixo, sempre aparece uma utilidade pra eles…”

Advertisements

34 Respostas to “Reutilização De Objetos Com Novos Usos.”

  1. Elaine Says:

    Querida,
    Benvinda de volta!
    Quis passar para dizer isso e para agradecer sua visita e palavras gentis.
    Beijos e fique com Deus.

  2. Nani Veiga Says:

    É isso aí,aqui em casa tudo se renova,hoje uso um móvel no quarto,amanhã enjoo e coloco na sala e fora outras cositas…Essa da xícara eu já fiz e ficou super bacana…
    Beijos
    Nani

  3. KAROL Says:

    sabe aquelas latas lindas de azeite, de biscoitinhos? viram velas num piscar de olhos, basta derreter a parafina e preencher, só não vale esquecer o pavio, ficam lindas!
    acho super charmoso!
    beijinho Lidi

  4. Fabi Says:

    Lidi, renovar, reciclar, mudar, palavras que me soam muito bem! Adoro tudo isso! E , curiosamente, hj conheci um blog que tem tudo a ver com seu post, acho q vai gostar, http://home-boxer.blogspot.com/
    Bjs, Fabi.

    • lidianevasconcelos Says:

      Certíssima, Fabi! Gostei muito do blog que você indicou, tanto que atualizei o post com uma imagem que o blogueiro havia garimpado. Ponto pra você! 😀

  5. katia bonfadini Says:

    Lidi, também ando guardando garrafas de vidro pra serem usadas como vasos de flores como você! Tenho a amaior pena de jogar fora umas garrafinhas de suco de maçã que tem um formato bem interessante. Gosto muito da ideia de dar uma cara nova aos móveis e objetos que estão meio encostados num canto da casa. Reciclando você ganha um móvel novo sem muito gasto e esforço. Bjs!

  6. Leticia Says:

    Menina,
    ainda não comece a minha série adaptações, porque estou na parte mais burocrática da reforma… mas não vejo a hora!!! Tem uma adaptação ótima lá no ape, feito pela minha sogra… vou ver se fotografo e depois posto. Ela comprava as ferragens de máquinas de costura antigas (aquelas singer, sabe? O pé de ferro com o pedal?) e mandava fazer um tampo de granito, para transformar em mesa de apoio do sofá… tem duas… uma de cada lado. Tem uma altura ótima, é um charme de diferente… ela tem um bom gosto arretado! rsss. Acho que quem vai dar aula de decoração pra mim é ela… não eu, para ela… mesmo com a minha formação, acho que o bom gosto dela é impecável.
    Beijos!
    lelê

    • lidianevasconcelos Says:

      Eita! Fiquei imaginando a mesinha que sua sogra montou, e acho que fica mesmo muito bom. Já atualizei o post com essa ideia. Acho que vale muito a pena dividir com todo mundo. 😉

  7. Rose Says:

    Amei o blog também…amiga sabe que depois que conheci a Isabela, não jogo mais nada fora…os vidirinhos, as latinhas não sabia das velas agora vou fazer já que é uma das coisas que amo.
    No meu armário nooooovoooo e que ainda falta a cama tá…rsrs eu segui a dica da Isa comprei aqueles porta talheres pra organizar a maguiagem, pros cremes e afins uso uma bandeija antiga e agora lembra dos canecos de chopp uso pra guardar as colheres de pau que segundo o “doctor bactéria” não podem mais ficar na gavetae como não sei cozinhar sem elas… 🙂

    Bjinhus!!!

    • lidianevasconcelos Says:

      Eita, Rose! Notou quantas dicas você deixou no seu comentário? Pois elas enriqueceram o post, sabia? Já tratei de atualizá-lo com elas. 😉
      Beijos!!!

  8. Anna Says:

    Adorei as dicas da lavanderia.
    Eu também tenho guardado vidrinhos bonitos para usar com flores.
    Me dá uma idéia; tenho algumas latas grandes de panetoni(latas bonitas), como posso usar?

  9. Claudia Medeiros Says:

    OOi querida! Adorei o post. Deixa eu lembrar, humm, já usei criado-mudo, como mesinha de canto ao lado do sofá, garrafão como base de abajur, jarra de louça com a beiradinha lascada guarda talheres de trabalho na bancada da pia, vidrinho de leite de coco e de azeite viraram recipientes para aromatizadores, latas de biscoito guardam velas e fósforos para uma emergência e todos os potes de sorvete e potes de vidro nunca vão pro lixo, sempre aparece uma utilidade pra eles.

    Menina, quero conhecer você! Estou organizando um encontro de blogueiras de Campinas e região e quero você na minha lista, vamos? Deverá acontecer em novembro, posso contar com você?

    Beijos

    • lidianevasconcelos Says:

      Oi, Claudia!!
      Menina! Quem mais reutiliza é você, viu?! 😀
      Arrasou nas dicas e eu atualizei o post com elas. 😉

      Sobre o encontro de blogueiras, quem mais quer ir sou eu…ehehehe…

      Já tem data e local definidos?

  10. Ozenilda Says:

    Eu reaproveito tudo que posso em casa, tem até uma postagem no meu blog sobre uma bobina que virou mesa para plantas e que é bem legal. Tem também sobre reciclagem de jornal e já estou pensando em fazer mais algumas coisinhas com essa técnica.
    😉

    • lidianevasconcelos Says:

      Ah, Ozenilda! Bobina que virou mesa? Ótima forma de reaproveitar, hein? Não tive como não divulgar sua ideia, só que em outro post que acabou de sair. Um post só para tanta criatividade ficou pequeno.

  11. Rosangela Says:

    Olá Lidiane! Adorei esse post. Sou totalmente a favor das transformações, aliás acho que sou até meio maníaca com isso, rs. Aqui em casa tentamos aproveitar quase tudo que é sucata, quando temos caixas (e vale de sapato, embalagens de comida, etc…) fazemos uma colagem com jornal para que elas fiquem duras e depois pintamos, uso para organizar meus materiais, brinquedos e por aí vai. Garrafas pet, embalagens de sabao em pó, latinhas podem virar base de brinquedos que, depois de cobertos com essa mesma colagem e pintados, viram cidades, castelos, meu filho de seis anos adora fazer e depois brincar.
    Nossa última transformação foi uma cama, no tamanho viúva, não tinha onde colocar, então cortamos, fiz algumas almofadas e virou um charmoso banco para a varanda. Não vai quase nada para o lixo, rs.
    Beijos e obrigada pela sua carinhosa visita. Rô

    • lidianevasconcelos Says:

      Oi, Rosangela!
      Mulher, você é a rainha do reaproveitamento? 😀
      Pois sabe o que fiz? Divulguei num novo post suas ideias, porque são ótimas. Parabéns! 🙂

  12. Isabel Says:

    OI Lidi, ah, eu reutilizo muita coisa: latas vazias, depois de personalizadas viram porta trecos, sabe aqueles potes de plástico que usamos muito na cozinha? Quando racham reutilizo como organizadores no armário da cozinha e as tampas deles uso como pratinhos de vasos de plantas (mas depois jogo a água fora), já reutilizei uma roda de fio de telefone como mesa de centro na sala, e uma série de outras coisas. Se lembrar de algo mais legal volto para falar. Beijocas

    • lidianevasconcelos Says:

      Ah, Isabel! Em matéria de reaproveitamento, reutilização e reciclagem de objetos e materiais você é expert, e isso é consenso “bloguístico”…ehehehe…

      Fiz um novo post e divulguei suas colocações. 😉
      Beijos!!!

  13. Fabiana Correia Says:

    Dicas para lá de interessantes, adorei Lidi.
    Confesso que é difícil eu reutililizar alguma coisa, não que eu lembro no momento, vou ficar mais ligada quanto à isso.

    Bjão!

  14. Rejane Batista Says:

    Oi Lidi!
    Taí o que amooo fazer: reaproveitar!
    É só olhar no meu blog nos marcadores reciclagem que você vai ver as coisas que já transformaei, mas ultimamente tenho trabalhado em uma mesa de madeira que o meu pai encontrou jogada e estava sem o tampo, e ele colocou o tampo pra mim e elea reinava absoluta na minha varanda; mas aí estou começando umas mudanças no meu quarto e vou usar ela como mesinha de cabeceira. Estou preparando ela esta ficando outra. Fiz até um post para explicar o que vou fazer e quero a sua opinião também, tá?
    Quando a mesa estiver pronta, eu mostro.
    Uma ótima tarde querida!
    Bjos,

    Re.

    • lidianevasconcelos Says:

      Oi, Rejane!
      Você e sua mente criativa e inquieta deixaram no Bicha Fêmea um ótimo incentivo para o reaproveitamento de móveis e objetos. Sabe o que fiz? Publiquei um novo post, e suas ideias estão nele, viu?! 😉

  15. Rose Sena Says:

    Oi Lidi,menina depois que conheçi o mundo dos blogs não jogo mais nada fora,vidros de azeitonas e outros condimentos, guardo e faço decoupage neles e viram lindos vidros decorando a minha conzinha,outro dia enjoie do meu jogo de condimentos e fiz um outro com esses vidros.Os vidros de molhos e azeite estou guardando para o mesmo fim que vc,reutilizo tudo potes de sorvetes,vidrinhos de paté,caixas de leite eu uso para deixar as minhas carteirinhas durinhas.Esse post me fez lembra aquela frase “Na natureza nada se cria nada se perde tudo se transforma”.

    bjss

    • lidianevasconcelos Says:

      É isso aí, Rose. É blogando que se aprende, né não? A frase que você lembrou do Lavoisier foi apropriadíssima para o que a gente está discutindo. Tratei de fazer um novo post com as ideias que foram surgindo, como a sua de aproveitar vidrinhos e enfeitá-los com decoupage. 🙂

  16. Reutilização de Objetos com Novos Usos – II « Bicha Fêmea Says:

    […] Bicha Fêmea Da mente, corpo e casa sãos. « Reutilização De Objetos Com Novos Usos. […]

  17. yvone Says:

    adoro adoro adoro…dar novos usos, adaptar coisas, ineventar modas é comigo mesma amiga.
    Já usei escorredor de macarrao de aluminio para plantar ervas frescas;
    – balde de alúmino para trepadeiras;
    – potes de sorvete para plantinhas;
    – funil de plástico (para colocar pipocas em festinha de criança)
    – luminária de chão como cabideiro;
    – guarda-roupas antigos na sala;
    – latas velhas para guardar de tudo;
    vc. sabe disso né…
    adorei o tema e obrigada por citar meu blog viu…

  18. Organização de Escritório ou Home Office: dicas. « Bicha Fêmea Says:

    […] ser uma grande ideia para colocar ordem no escritório? Isso me fez lembrar uma sugestão que dei neste post, em que falávamos sobre reutilização de objetos e até mudanças de usos desses. Lembro-me que sugeri usar uma fruteira de chão e com prateleiras para colocar ordem na […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: