Ideia Para Mini-Horta Em Um “Apertamento”…

O endereço do Bicha Fêmea agora é www.bichafemea.com, você vai dar uma passadinha por lá?

Você já pensou na possibilidade de usar um porta-calçados, desses de pendurar na porta ou parede, como uma pequena horta vertical? É, você mesmo que não tem o espaço de um quintal para plantar suas ervas…

Pois, não é que é possível, bonita?! Eu mesma nunca vi ideia tão original! Olha só a imagem aqui abaixo:

Instructables

Fala sério! Não é interessante essa ideia? O marido viu essa solução no Life Hacker, neste post aqui, e me enviou para que eu pudesse compartilhar contigo.

Os detalhes a serem observados quanto a montagem da horta vertical estão nesta página do site Instructables.

Instructables

Instructables

As duas imagens em sequência acima deixam claro que tudo o que precisamos é do porta-calçados, um varão de metal (que pode ser de cortina) e ganchos ou arames que suportem o peso, hã?

Instructables

É importante colocar água e checar se ela escoa. Se não, há que se fazer pequenos furos em cada um dos bolsos para a água passar.

Instructables

Agora é colocar a mistura de solo apropriado para o cultivo das ervas, sem encher até a boca, caso contrário transborda tudo, néam?

Instructables

Oh, que bonitinho que fica quando as sementes germinam? LU-XO!

Instructables

Está vendo esse pedaço de madeira? É para manter a horta suspensa afastada da parede (e por isso é bom que ele tenha uma boa espessura) e garantir que a água não a umidifique, mas siga a sua rota para baixo, que é para onde ela deve ir, certo?

Ah! É para colocar a água com calma, hein? Se não for assim, vai tranbordar e “melecar” tudo logo abaixo. No mais, é buscar maiores detalhes sobre o tipo de terra adequado para as ervas e as possíveis “pestes” que podem assolar a sua pequena plantação, para se certificar de que ela cresça saudável.

ÊÊÊÊÊ!!! Agora dá para ter hortinha no apertamento, hã?

Imagens: Instructables

As bichas fêmeas falam…

Olha a ideia ótema que a Letícia, do blog Estúdio de Design”, deu para adaptar a ideia para um jardim suspenso:

“…Lidi, imagina fazer um desses com várias espécies de flores coloridas? Deve ficar um arraso. Ainda mais bonito do que com ervas. Ou até mesmo com marias sem vergonha (que pegam fácil), brincando com as cores – uma branca, uma amarela, uma vermelha, uma rosa… brincar com as cores! Ficaria lindoooo de morrer, já consigo até imaginar. Mas precisa colocar em um lugar iluminado, senão elas secam fácil. E é mto fácil repôr!…”

A Yvone, do blog Casas Possíveis”, trouxe dicas para “abrasileirar” e tornar a mini-horta suspensa ainda mais popular:

“…Deixo a minha versão: Compraria uma sapateira dessas de plástico resistente (tem umas lidas com aquele material igual das bolsas de feiras), tem de lona, de plástico grosso (de todas as cores).

Não colocaria a terra direta no interior da peça. Dá para colocar as mudinhas em latinhas, embalagens de cremes e xampus, saquinhos de plásticos e mesmo em mini vasinhos de plástico…

Dá para usar varão de bambu para fixar e sustentar todos os lados necessários. Podem usar cabos de vassouras, tubos de cobre , cabo de aço, e até tubos para passar conduites…”

A Kelly Mansur, do blog “Design Singular”, deu a seguinte advertência para a execução desse projeto:

“…é projeto interessante para aquelas plantinhas que podem ficar pouco tempo expostas a luz solar. O calor do sol poderá ressecar o plástico (dependendo da qualidade deste) ceder a ponto de rasgar com o peso do que for encaixado nos bolsos…”

Anúncios

73 Respostas to “Ideia Para Mini-Horta Em Um “Apertamento”…”

  1. rosi costa Says:

    Ai que ideia ótima!
    Adoro essas criatividades para espaços pequenos, pois essa é a realidade de todas nós.
    Ótimo post para iniciar a semana.
    Bjs, Bicha

  2. Fátima Says:

    Oi Lidi!
    Muito legal!
    Aqui no meu condominio , muita gente tem hortinha, mas nada tão bonitinho assim. Vou fazer a sugestão.
    Ah eu?
    Eu não ligo muito pra horta não, gosto mesmo é de flores pequinininhas que dão flor o ano inteiro. Um dia te mostro.
    Bjs.

    • Lidiane Vasconcelos Says:

      Já eu quero ter as duas coisas, Fátima: hortinha e flores. Só não executei ainda. Para a hortinha, como tenho um pequeno quintal, dá para ser em vaso. E as florzinhas serão num pequeno jardim. 🙂
      Beijos!

  3. Nana Says:

    Ohhh amiga, adorei essa idéia, na minha época de prendadas eu coloquei um post parecido, mas com saquinho de papel, achei um luxooo.
    Bjss

    • lidianevasconcelos Says:

      Oh, Nana!
      Pena que o Prendadas não existe mais, porque aí poderíamos acrescentar o post com a ideia dos saquinho de papel…

  4. KAROL Says:

    COMO É SIMPLES TER TEMPEROS FRESCOS E VERDURAS NÉ
    SÓ PRECISAMOS DE UM POUQUINHO DE BOA VONTADE, ALIÁS, COMO TUDO NA VIDA, SE ESTIVERMOS SEMPRE COM A CABEÇA ABERTA E O CORAÇÃO CHEIO DE AFETO, AS IDEIAS SURGEM, COISAS BOAS ACONTECEM E TUDO FICA MAIS GOSTOSO.

    POR CÁ, TENHO ESPAÇO DEMAIS, TEM QUE TER MUITA HORTA PRA ENCHER ISSO AQUI, BOM É QUE TUDO É SEMPRE FRESQUINHO E SEM AGROTOXICO, COM A VANTAGEM DE SER UMA TERAPIA.
    COM O FRIO INDO EMBORA ME ANIMO A FAZER UM JARDIM, E MAIS CANTEIROS, PQ A LOUCA AQUI TEM MAIS DE 100 PACOTINHOS DE SEMENTES (VICIO DE CONSUMO) ESPERANDO PARA SEREM USADOS.

    BEIJO LIDIANE, SEMANA SUPIMPA PRA VC!!!

  5. Isabel Says:

    OI Lidi, (agora vou te chamar assim pode? Fica mais rápido para escrever ,he he) realmente uma ótima idéia para quem mora em apartamento. Eu tenho um grande quintal, mas mesmo assim não é fáicl cultivar hora, tem que tem solo adequado, tem que ser um local em que bata sol, mas não em demasia, tem que regar… sem contar as pragas das formigas, que adoram invadir minha hora, afe! marido é quem cuida da horta e todos os dias tem que dar uma olhadinha…mas vale muito a pena!! Querida, quero lhe lembrar da promoção de 01 ano do blog que já está no ar! Passa lá e participa! Acho que vc vai gostar dos presentinhos! Beijos e boa sorte!

    • lidianevasconcelos Says:

      Oi, Isabel!
      Pode me chamar de Lidi, sim. Fique á vontade. 😉
      Preciso fazer a minha urgente. Quem mais quer ter coentro e cebolinha á mão e fresquinhos sou eu. 😀
      Ah! Vou lá ver sua promoção, sim. Pode deixar. 😉

  6. Cláudia Ramalho Says:

    Lidiane,
    eu tenho que tomar vegonha na cara. Vende em farmácia?
    Tenho um jardim enoooooooorme e nunca fiz uma hortinha!!!! Que vergonha, meu Deus! E vc aí dando dicas pra quem nem tem espaço ter a sua. Eu tenho que dar um jeito nisso… me aguarde…

    —-
    Que comentário gostoso vc deixou no meu cantinho! Que bom que pude lhe transmitir um pouco do sentimento que me invandiu. Senti vontade de escrever porque se não isso ia se perder nas minhas lembranças. Com certeza, o amor é universal. Há muuuuuuuuuuuitas formas de amar.

    A meninas são meu catalizador de amor. Olhar o mundo pelos olhos delas me faz ver coisas em que eu nem prestaria atenção diariamente. É isso que me encanta. Poder me descobrir sensível quando sempre me considerei tão racional e objetiva. Estou amando me remodelar pra ser a mãe que elas esperam.

    Um abraço mais que forte!

    • lidianevasconcelos Says:

      Ih, Claudia!
      Só agora que ando me tocando do quanto ter uma hortinha em casa é legal. O lugar para plantar eu tenho, agora falta executar o projeto. 🙂

      Depois que li teu comentário, fiquei pensando. Já pensou se tivesse mesmo uma hortinha aí, e tua menina mais nova ficasse responsável pela rega. Será que seria divertido para ela? Fiquei pensando nisso com meus botões…

  7. marcia gullo Says:

    Li, esse ideia é mesmo divina!!!! Adorei!!!! Pra quem não tem muito espaço é bem legal.
    Tem uma dica la no BLOG DA GULLO, sobre um produto OTTEEMMOO, pra ajudar na limpeza da casa, querende de uma passadinha por lá pra conferir, ta bom??

    Bejus e inté.

  8. Leticia Says:

    Lidi,
    imagina fazer um desses com várias espécies de flores coloridas? Deve ficar um arraso. Ainda mais bonito do que com ervas. Ou até mesmo com marias sem vergonha (que pegam fácil), brincando com as cores – uma branca, uma amarela, uma vermelha, uma rosa… brincar com as cores! Ficaria lindoooo de morrer, já consigo até imaginar. Mas precisa colocar em um lugar iluminado, senão elas secam fácil. E é mto fácil repôr!
    Beijinhos!

    PS> obrigada pelos elogios sobre a minha forma sensível de ver o mundo! Adorei! (deixei lá no blog o meu agradecimento) Fiquei tímida!

    • lidianevasconcelos Says:

      Letícia, essa sugestão de adaptação da ideia da horta como jardim foi ótima. Já tratei de atualizar o post com ela, viu? 😉
      Obrigada!

  9. Elaine Battistel Says:

    Lidi, que coisa fofa! Apesar de não ter muito jeito com planta, eu as adoro. Aqui no jardim de casa, tenho que chamar o jardineiro para que elas não morram, pq sou uma negação. Montei uma hortinha num dos corredores, deu alface bem pequenininho, e as crianças acharam o máximo, hehehe.
    Quanto eu morava em apto, havia uma sacada bem pequena que a gente nem usava. E incomodada com aquele espaço sem uso, que não comportava sequer uma cadeira, resolvi fazer um mini jardim. Pena que eu não tenho fotos, pq ficou bem lindinho. Forrei o chão de pedras (seixos) brancas, enterrei duas “bolachas” de madeira nelas para podermos pisar e coloquei mais três vasos pequenos de tamanhos diferentes com plantinhas no canto. Ficou tão mimoso! Queria colocar bambu enfileirado preso à grade da sacada, mas o condomínio não permitia, pena pq ficaria mais lindinho ainda…
    Em minha casa, eu tentei fazer o paisagismo sozinha mas não deu certo, o espaço é grande. Contratei uma paisagista e ficou do jeito que sonhei. Adoro meu jardim! Dá outra cara à casa, tirei uma foto de meu pergolado que está todo florido no momento, depois coloco lá no meu blog pra vc ver.
    Bjs, Elaine

    • lidianevasconcelos Says:

      Elaine, em breve vou descobrir se sou uma negação ou não, porque quero executar o projeto da minha hortinha e jardim também. Concordo que jardim faz mesmo muita diferença, por isso quero um também… ehehehe…
      Beijos

  10. Fabiana Correia Says:

    Oi Lidi, já estou melhorzinha sim, é a vida que as vezes nos dá certos empurrões do tipo “se liga”, hehe. Obrigada pelo carinho tá?

    Sabe que essa semana eu andei à procura de preparar a minha mini horta? Estou doida de vontade. Onde eu trabalho, o Sr. Luiz, ele cultiva salsinha, tomate e pimentão. É delicioso saber que estamos comendo um alimentos gostoso e sem agrotóxico. Adoro!

    Adorei a sua dica né? Ainda estou pensando qual vou colocar em cena, quando fizer (só Deus sabe lá quando), mostro lá no blog.

    Gentileza gera Gentileza né? Obrigada por tudo.

    Bj

  11. amabile Says:

    essa é muito boa dorei a idéia e se for criativo ainda dá pra incrementar o suporte bj

  12. Lua Says:

    Aii, adorei o blog! Parabéns!
    Eu irei me casar e já estamos comprando a nossa casa, aqui encontrei boas idéias para quem tem a casa pequenina mas muito charmosa. Estou buscando inspirações e dicas para maximizar e não diminuir os cômodos. Estou te adicionando na minha lista, ok?
    Posso usar suas imagens para guardar como inspirações no meu blog?

    bjocas

    • lidianevasconcelos Says:

      Oi, Lua!
      Eu fico muito contente cada vez que conheço gente nova e recebo feedbacks positivos como o seu. De fato, quando procuro ideias para postar no Bicha Fêmea, procuro enxergar detalhes que possam ser executados em casas reais como a minha e a sua. 🙂

      Quanto ás imagens, claro que pode levá-las com você! Nos posts sempre deixo os créditos de onde eu vi as imagens, viu? Assim você pode navegar nos outros sites e blogs, e buscar mais inspirações ainda. 😉
      Beijos!

  13. Cláudia Ramalho Says:

    Respondendo à sua perguntinha…

    Lidi, suas dúvidas são normais. Tanta coisa mudou desde as nossas festinhas de crianças!

    Olha, se sua intenção é cortar custos, é melhor fazer o convite simples, impresso ou por telefone e dar as lembrancinhas às crianças que forem à festinha. Pois no final dos parabéns elas ficam doidinhas atrás dos brindes, pode até ser um saquinho de balas. Mas se não tiver nada, elas vão ficar bem decepcionadas. Além do que, caprichar no convite e não fazer lembrancinha é valorizar aqueles que podem até faltar à festinha, em detrimento dos que compareceram.

    É o que eu acho.

    Bjks

    • lidianevasconcelos Says:

      Ih, Claudia. Você tem toda razão sobre caprichar no convite em detrimento das lembrancinhas de aniversário. Não havia pensado na possibilidade de o convidado faltar…
      :*

  14. Priscila Says:

    Lidi amiga, que ideia maravilhosa, muito obrigada por compartilhar, muito legal mesmo, como existem pessoas criativas, é isso aí, com criatividade tudo é possível!!!!
    Bjs querida….

  15. Raissa Says:

    Owww Lidi que idéia mais fofa, realmente dá-se um jeito pra tudo hein?

  16. Elaine Says:

    Olá!
    Todo domingo eu “homenageio” muito singelamente um blog que eu goste muito em meu blog e neste domingo eu indiquei seu Bicha Fêmea. Deveria tê-la avisado antes mas o dia foi corrido. O selo que ilustra a postagem é seu, feito especialmente.
    Beijos e espero que goste.

    • lidianevasconcelos Says:

      Nossa, Elaine!
      Conheço e acompanho esse trabalho no seu blog. Fico lisinjeada e agradecida pela homenagem, viu? Muitíssmo obrigada! Já vou lá ver. 🙂
      Beijos!!

  17. Fla Says:

    Ai que meiguinho isso Lidi, amei!
    Olha, mas aqui a coisa é tão apertada que me falta parede para um desses. Mas certamente se eu tivesse sacada (moro no térreo) eu ia arrumar um assim viu.
    Mas deixa eu ter minha casa… já tô até vendo.
    =)
    Margaridinhas, onze horas, rosinhas..ah vai ficar lindo.
    Beijos e obrigada pela dica.
    Fla

  18. Rejane Batista Says:

    Oi Lidi, bom te ver!
    Como você está querida?
    Bem recuperadinha?

    Olha esta idéia esta mais que demais e eu também nunca tinha visto. Demais!
    Um jardim destes e chamou a atençao uma vez, mas não lembro onde; eram conchas grandes, aquelas industriais de alumínio, e em cada uma uma plantinha. Foram penduradas na janela da cozinha e ficou perfeito. Claro que teve que dar um furinho no fundo da conha…
    Se encontrar de novo te digo.
    BjOs querida e ótima semana!

    Rejane.

    • lidianevasconcelos Says:

      Oi, Rejane!
      Estou bem e quase nova em folha! 😀
      Obrigada por perguntar. 😉
      Bom que tenha gostado da ideia. 🙂
      Beijos!

  19. Rejane Batista Says:

    Caraca, escrevi um monte de coisa errada! Sorry, mas meu teclado tá travando e estou digitano no escuro.
    BjO

  20. Patrícia Pirota Says:

    Lidi,
    Fiquei encantada com essa idéia! Muito mesmo!
    Haja criatividade, hein =)

    Vou guardar a idéia pra quando eu tiver que mudar do apartamento em que moro e ir pra um apertamento. Porque agora tenho que pensar nas ervas e flores, que já chegaram a 16 mudas!

    ‘Brigada por compartilhar dicas tão boas com a gente, bonita!

    Beijão procê!

  21. Fabi Says:

    Lidi! Que ideal criativa! Adorei! Aqui só não vai ficar bom pq bate pouco sol, e como o porta sapatos e fechado por trás precisaria q o sol batesse de frente, coisa q não acontece aqui, e outra é a sujeira q irá fazer no chão, pq c/ Sophia não posso colocar uma jardineira embaixo. Mas é muito original e diferente, com certeza. Beijão, Fabi.

  22. Laély Says:

    Em tempos de: “casas” verticais, cemitérios verticais, essa horta vertical tem tudo a ver!

  23. Leticia Says:

    Amei ver que você “atualizou” com a minha dica! Adoro dar pitacos aqui!!!!
    Beijo!

  24. Luci Says:

    Adorei a idéia!!! E é legal que a água ainda cai em outra hortinha no chão… aaah já tentei 4 vezes ter uma hortinha no apartamento, mas nenhuma vingou 😦

    ebijuss

  25. Isabel Says:

    Oi Lidi (he he, ficamos íntimas), obrigada pela sugestão. Sinceramente, eu nunca tinha pensado em ter uma máquina de lavar pratos, pois imaginava que para coisas mais difíceis e realmente trabalhosas (panelas bem sujas por exemplo) a máquina teria pouca serventia e de qualquer forma eu teria que colocar a mão na massa… quer dizer, na bucha e detergente. Mas já que vc sugeriu, vou pensar melhor no assunto. Me dá mais diquinhas> Como funciona? Realmente lava direitinho? dá para lavar uma panela? Não gasta muita água? Obrigada pelo comentário! Vc está participando da promoção. Boa sorte!! Beijos

    • lidianevasconcelos Says:

      Oi, Isabel!
      Bom, a máquina lava panelas, sim. Sendo que não é aconselhado colocar as de alumínio porque mancha. Só de vidro, inox e com revestimento anti-aderente que não mancha.

      Mesmo antes da máquina, sempre tive o hábito de passar uma água rápida nas panelas, pratos e talheres para tirar a sujeira mais grossa, e deixar com um pouco d’água para manter a sujeria molinha. Sempre fiz isso para facilitar o meu trabalho. Como mantenho esse hábito de longa data, continuo fazendo isso. Desse modo, a máquina lava tudinho sem problemas.

      Ás vezes não cabe panela, porque a máquina que comprei é pequena. Mas tem máquinas maiores, e você então pode avaliar o custo/benefício na hora de comprar a sua.

      Quanto a economia de água, de acordo com o manual, ela gasta menos do que a média se fôssemos lavar no jeito convencional. O sabão que você vai usar é especial para lava-louças, e é mais caro que os convencionais. Eles são vendidos em tabletinhos e, na lavagem normal, o ideal seria colocar dois. Eu coloco apenas um (para economizar) e dá tudo certo. 😉

      Espero ter esclarecido as dúvidas. 🙂
      Beijos!

  26. gaia salaberry Says:

    adorei a idéia e mais ainda encontrar seu blog… parabéns, voltarei sempre…

  27. beta Says:

    muito boa a idéia!!!

    bjkas

  28. Ana Carolina Says:

    Lidi,
    AMEIIIIIIIIIIIII a idéia!!!!!!!!!!!!!! Vou passar para o maridão e depois te conto se ele comprou a idéia ou não. Ele é o “jardineiro” lá de casa. Ele tá me devendo um horta há meses. Ele quer fazer com toco de madeira… Mas essa horta nunca sai! Apesar de ter bastante espaço, os meus cachorros não colaboram. Eles destroem os cantinhos do jardim… Colocar alguma coisa no alto já fazia parte do plano. Depois to conto!
    Bjs,
    carol
    PS: Tô sumida! Queria ter mais tempo para escrever/ler. As semanas têm sido punks! Às vezes, eu leio, mas não dá tempo para comentar…

  29. Kinha Says:

    Lidi flor,
    A-DO-REI!!!
    Super gosto de temperos, ervas bem fresquinhas. Já aderi. Hoje mesmo sairei atrás de disto.
    Lá em casa tem muito espaço, mas achei a idéia tão fofa :o)
    bjoooooooooooooooo

  30. Sheila Says:

    Oi Lidi, eu já tinha visto isso na TV, acho que em algum canal pago, não me lembro, mas na época achei ótimo e vi com flores, dava um toque muito especial no ambiente!
    Adorei, mas aqui neste apertamento não tem espaço messssmo, rs.

    Beijos

  31. Isabela Kastrup Says:

    Lidiiiiiiii, achei simplesmente um máximo essa história de mini hortinha. Já tive até uma ideia que vou colocar em prática no meu novo apê. ADOREI!! Obrigada pela inspiração!
    Super beijo,
    Isa

  32. yvone Says:

    Simplesmente maravilhosos. Já perceberam como os materiais disponíveis no mercado desse povo são sempre de boa qualidade?

    Imagine aqueles ganchos de metal dourado segurando a jardineira! Ai meu Deus! – Lindos nem sei se conseguiria esconde-lo.

    But, aqui em terras de Sarnento, digo Sarney, se quiséssemos reproduzir à risca um modelo igual custaria uma fortuna! A idéia da mini horta é ótima e inspiradora e totalmente possível. But (de novo) só sendo brasileiro para recriar:

    Deixo a minha versão:

    Compraria uma sapateira dessas de plástico resistente (tem umas lidas com aquele material igual das bolsas de feiras), tem de lona, de plástico grosso (de todas as cores).

    Não colocaria a terra direta no interior da peça. Dá para colocar as mudinhas em latinhas, embalagens de cremes e xampus, saquinhos de plásticos e mesmo em mini vasinhos de plástico…

    Dá para usar varão de bambu para fixar e sustentar todos os lados necessários. Podem usar cabos de vassouras, tubos de cobre , cabo de aço, e até tubos para passar conduites.

    Já vi a peça prontinha!
    Parabéns por nos trazer mais uma possibilidade.

  33. Nani Veiga Says:

    Ótima idéia,nunca pensei nisso antes…
    Amo esse blog,e vou adicionar no meu.
    Um beijão
    Nani

  34. Liliani Morais Says:

    Ai que fofo seu Blog!!!!
    Adorei tudo!!! Mas essa hortinha… me encantou!
    Em meu novo apartamento, com certeza ela irá comigi na mudança!
    Obrigada!!!
    Bjos!

  35. Cristiane Says:

    Ah, que ótima idéia!! Adorei!!
    Bjos!

  36. Kelly Mansur Says:

    Lidiane,

    Só mais uma ajuda: é projeto interessante para aquelas plantinhas que podem ficar pouco tempo expostas a luz solar. O calor do sol poderá ressecar o plástico (dependendo da qualidade deste) ceder a ponto de rasgar com o peso do que for encaixado nos bolsos.

  37. kelly M. Says:

    Lidiane, funcionou fazer um apelo aqui, pq lá no meu cantinho continuam apenas olhando muito… acho que meus leitores são “tímidos”, rsss.

    Obrigada pela citação no post. Estou colocando um post sobre no meu blog

    Obrigada pelo carinho! :*

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: