5 dicas de decoração sob medida para sua casa que tem pouco espaço.

O endereço do Bicha Fêmea agora é www.bichafemea.com, você vai dar uma passadinha por lá?

www.polyvore.com (2) Sinceramente? A ideia do título do post logo chama a minha atenção. Creio que chama a atenção de muitas de nós que vive num apartamento ou casa, tudo pequeno e com pouco espaço.

A verdade é que os imóveis estão ficando cada vez menores, e saber algumas dicas na hora de decorá-los pode fazer toda a diferença para que nossos espaços não pareçam menores ainda, néam?EmoticonWink

Como somos bichas fêmeas espertas, já vamos prestar muita atenção nas dicas seguintes dadas neste artigo do site Ideal Home só para ter certeza de que estamos no caminho certo… EmoticonHappy

A primeira dica dada para a gente no artigo é a que é melhor usar cores claras, suaves ou o popular soft nas nossas paredes. Foi o que fiz aqui em casa. Foi o que você fez por aí também?

A sensação ao pintar ambientes pequenos com cores mais escuras seria o de percebê-lo menor, e é esse o efeito que queremos evitar, certo?

A segunda dica é com relação aos móveis que seriam mais adequados. A sugestão é a de preferir móveis com linhas mais retas, em detrimento dos que têm formatos mais pomposos, porque num ambiente pequeno o efeito dos móveis muito cheio de detalhes é de que ele (o ambiente) está cheio. Essa lição também já tinha aprendido. E você?

Outra dica sobre móveis é com relacão a escolha de uma mesa, por exemplo, a mesa de centro. Prefira uma que permita a visão do chão abaixo dela, para dar a sensação do óbvio: mais chão no ambiente. Essa dica acabo de aprender com vocês, e como ainda não adquiri minha mesinha de centro de sala, já estou escolada na hora de escolhê-la, hã?EmoticonHappy

A terceira dica diz respeito a acessórios que você possa agrupar como bem entender no seu ambiente, por exemplo as prateleiras. Você poderá colocá-las sob medida e planejar como arrumá-las de acordo com suas necessidades.EmoticonWink

A quarta dica diz respeito a móveis coadjuvantes, digamos assim. Tenha puffs na sua sala que possam ser carregados para lá e para cá, ou ainda que possam ser escondidos sob a mesa de centro quando não forem necessários. Eles são um local a mais para sentar, mas são transportáveis quando você quiser mais espaço. Eu nem comprei meus puffs ainda, mas já havia pensado nesse detalhe. O móvel da sala onde fica a TV foi projetado para receber dois embaixo dele, o que vai me garantir espaço quando não estiverem em uso.EmoticonCool

A quinta dica é uma estratégia para desviar a atenção quanto ao tamanho do ambiente. O “pulo do gato” é escolher um item de sua decoração para chamar a atenção, como por exemplo uma abajour, que pode até ser um pouco maior para o padrão do espaço. A intenção é que esse item seja o centro das atenções e deixe seu espaço bonito, moderno (se for essa a intenção) desviando o foco do espaço (em si) que você tem. Na minha sala de estar, penso que o que vai ser O item será um quadro bem bonito (e grande) que pretendo pendurar na parede.EmoticonBigSmile

Ei! O artigo completo está aqui, ó!

Mais no Bicha

Menos Espaço X Mais Organização. É possível?????

Como decorar a mesa de centro de sala.

22 Respostas to “5 dicas de decoração sob medida para sua casa que tem pouco espaço.”

  1. Fla Says:

    Lidi, meu apartamento para padrão de apartamento até que é grandinho. Mas a sala é pequena e a cozinha são pequenas e não coube mesa na cozinha, então eu tive que colocar uma mesa de jantar na sala, que usamos todos os dias.
    Eu optei por duas cores: branco e laranja. Deixei as paredes brancas e optei por objetos de decoração laranja.
    Tenho na sala: 1 sofá branco, 2 poltranas laranjas num tom claro, 1 rack baixo das cores branco e mapple, 1 mesinha quadradinha branca, que fica de canto entre as poltronas e o sofá, pra quando tiver visita eu coloco ela para servir as coisas, e uma mesa com tampo de vidro e 4 quadro cadeiras brancas.
    Tenho 2 quadros pintados pela mamãe nas cores da sala e um que foi adquirido em Embu das Artes.
    Aí, coloquei varios objetos dessas cores espalhados pela sala.
    Ficou simples, mas bem aconchegante.
    Fica a idéia pra alguém de cores principalmente.
    =)
    beijos
    Fla

  2. sonia sousa Says:

    minha casa até é grandinha e como sabes ainda não estou a decorá-la como quero …mas as dicas são benvindas… e muito uteis.
    beijinhos grandes

  3. Keka Says:

    Oi Lidi!
    Tem um detalhe que faz a diferença: espelho!
    Coloquei um grande na sala e, nossa, que diferença!
    Dá a sensação de espaço maior!
    beijinhos

  4. Fatima Says:

    Gostei muito das dicas Lidi!
    Serviu direitinho pra mim que tenho apartamento pequeno. Agora vou lá ver o artigo completo.
    Bjs querida!

  5. Denise Says:

    Oi Lidiane!

    Minha casa é pequena, então abolimos a mesa de centro. Sempre tinha alguém pra dar uma canelada nela hehehe. Aqui a gente brinca que quina de mesa é dispositivo para a canela encontrar móveis no escuro.
    Tem a mesa da sala de jantar que fica próxima, então não faz falta. Gosto de ambientes livre à circulação, sem barreiras…vai ver que é por ser fisioterapeuta e pensar em acessibilidade, né? Gosto de ambiente funcional e bonito, claro. E nada de muito enfeite porque, como o artigo disse, dá sensação que o ambiente é menor ainda.
    Mas é fácil tornar um ambiente pequeno aconchegante, basta aceitar que ele é pequeno mesmo e trabalhar com as opções que temos pra ele.
    Beijos

  6. Wlady Says:

    Oi Lidi!
    Adorei o post, dicas super legais.
    Sabe, os móveis de linhas retas além de modernos contribuem bastante nos ambientes pequenos, mas tenho uma certa dificuldade de me identificar com eles. Um sofá fofinho é bem mais confortável né!?
    bjk

  7. Ana Amaral Says:

    Eu sou assim, quanto mais espaço tenho, mais coisas eu junto! Nas mudanças que já fiz, quase caí pra traz de ver tanta coisa inútil guardada e nem sabia aonde! Adorei suas dicas. Preciso guardar menos cacarecos e aproveitar melhor os espaços. Assim dá pra decorar melhor! Bjinhos

  8. amabile Says:

    no momento eu quero o meu espaço pronto depois vejo o que faço com ele .. menins começou de verdade agora paramos de derrubar a casa bj

  9. yvone Says:

    Ótimo post amiga! E Você deu sugestões super acertadas.

    Quando o espaço é pequeno, não se esqueça também como tudo vai ficar quanto à organização geral da casa.
    Se os objetos e acessórios não possuem lugar para guardar, tudo fica um caos. A circulação fica prejudicada, além de feia. Por isso, vale muito dar atenção à área de serviço, cozinha, e ao banheiro. Há no mercado muitas opções de peças para ajudar você a deixar tudo mais prático e bonito: gaveteiros e caixas para guardar miudezas, baldes coloridos, prateleiras fáceis de instalar e armários bem dimensionados são só alguns exemplos de peças que podem ajudar na organização.

    bjks

  10. Beta Says:

    Uma verdadeira multiuso. Decoradora!!! srsrs
    Adorei o post!!! Show!!!
    Bjks

  11. Rose Says:

    Oiiies…dicas espertas…meus móveis são sobre medida…quase todos…pena que não da pra mudar de lugar…kkkkkk adoro tirar as coisas de lugar. Gostei da ideia de botar um determinado objeto em foco…obrigada lindinha!!!
    Bjinhus!

  12. Aline Vachelli Says:

    Nossa… nem me fale, depois a sociedade reclama das famílias hoje em dia serem pequenas! Não temos mais espaço ué!!rss… Os apartamentos estão ficando cada vez menores… a gente tem que rebolar!
    Falando em organização, você já foi na casa de Santos Dumont em Petrópolis? “A Encantada”! Ele sim soube se virar nos 30 naquela casinha..rsrs… Além de projetar a casa, ele projetou os móveis para que pudesse aproveitar ao máximo o espaço. A cama dele, durante o dia virava mesa de trabalho, isso porque a noite ele só colocava um colchão em cima e dormia…rs…
    Dá uma olhadinha nesse site, fala um pouquinho de lá:
    http://www.cabangu.com.br/pai_da_aviacao/11-encantada/pg11.htm#INTERIOR
    Beijosss

  13. Raissa Says:

    Aqui é tudo pequeno, quer dizer, um apartamento de 3 quartos pra 5 pessoas se torna pequeno mesmo né?
    As dicas são ótimas, mas uma que também se faz muito eficaz, é colocar espelho no fim do corredor ou em algum lugar estratégico do ambiente, causando a sensação de que o espaço é maior do que parece.

  14. Dolly Says:

    (Que raiva, perdi tudo o que havia escrito!)

    Bem , ressurjo após quase 4 dias sem pc…

    Acho legal esse seu jeito de blogar, ja falei anteriormente e através dos comentários, no frigir dos ovos, vc tem um apanhado sobre conceitos e idéias e tendências

    1. Sou adepta desde sempre de paredes brancas; jamais tive umazinha sequer de outra cor. o branco alarga as dimensões sem dizer que com a luminosidade irradiada até o feio fica lindo! ahaha a sujeira aparece mais etc..mas tem lá suas vantagens!

    2. Quando meu marido morreu fui ter a minha experiência em um apartamento com diminutas dimensões..um terror..Mas sobrevivi..Comprei a cristaleira em linha reta, que a mantenho até hoje. uma mesa redonda com pés retos quase palitos e a sala de estar, com dois sofás; outro terror!..nunca fui adepta de mesa central mas sim das laterais..essa opção favorece o livre transito e se vc pensa em aumentar a familia, repense bem se agora é o momento para mesa de centro. lembre-se que o tempo voa e 9 meses, período em que os babies começam a engatinhar, passam em um estalar de dedos. É quando nos desvencilhamos de todos obstáculos para o livre trânsito do reizinho da casa!

    3. Acho fantastica a idéia das prateleiras e as teria se fosse um recurso necessário para decoração e armazenamento de livros, CD’s, etc

    4. Jamais tive puffs, nada contra os pobrezinhos mas questão de estilo…jamais combinariam com meus moveis

    5. Abajures???? mius! sempre e muitos..amo entrar em uma sala com iluminação indireta..acho que o ambiente se torna mais acolhedor, mais aquecido.. e quer coisa mais irritante que luz direta em nossos olhos? aff maria, nem pensar! Nos quartos então? convite ao romantismo…à proximidade

    Agora amiga, pense o seguinte:

    Móveis são bens duráveis, não descartáveis embora renováveis mas custam..assim, quando se projeta mobiliar uma casa, acho que ninguém pensa em trocar o mobiliário de dois em dois anos ou seguir a moda..Uma coisa é buscar idéias nas tendências outra é vc querer praticá-las efetivamente.

    Escolha seus moveis e preferencialmente mande fazer a seu gosto; móveis planejados conseguem nos atender sempre em todas as necessidades. Pense naquilo que te agrada, que se adeque aos espaços que vc tem e mais ainda, não poupe na hora da compra. Certifique-se em olhar o avesso dos móveis, o lado interno e o fundo dos móveis, sempre deixam sinais quando são construidos com madeira inferior e depois capeados…Jamais opte por móveis claros tipo, marfim, magnólia, cerejeira..madeira clara é madeira macia e criadouro de brocas e cupins e ai, era uma vez um investimento.

    Tenho certeza que inteligente como é fará as escolhas certas e tudo ficará lindo e maravilhoso como projetado!
    Dê asas à sua imaginação..sonhos devem ser concretizados…
    beijocas

  15. Priscila Says:

    Adorei essas dicas, afinal minha casinha é pequena!!!
    Bjs querida…

  16. Aline Vachelli Says:

    Ah, aqui é assim Lidi: Pá-pum!!kkkk
    Pois é, como eu disse ali, é uma pergunta tão simples, porém atrativa para uma boa filosofada!!kkkkkk
    Ah sim, aqui no Rio você encontra muito lugar bonito para se conhecer, lugares históricos. Você vai gostar de lá quando for..
    Me avise quando vier para cá hem?
    Beijoss

  17. Claudia de Paula Says:

    Lidi,
    meu comentario nao tem nada a ver com este post…
    deixei um selinho pra voce no meu blog.

    bjs !

  18. Aline Vachelli Says:

    Obrigada pelas palavras Lidi!
    Fiquei emocionada ao ler sobre sua família, mas fico feliz em saber que essa dor não te machuca mais como machucava, como você disse, virou saudade. Sou muito fraca quando o assunto é morte, confesso que nunca tinha vivenciado essa dor da perda antes. O meu coração está mais calmo hoje.

    É claro!! Temos que nos conhecer! Blogueiras ainda não conheci nenhuma, aliás, tem a Denise, mas a nossa amizade veio do orkut, por lá sim, já conheci muitas meninas!!
    Campinas é perto de Santo André?
    Beijoss

  19. Aline Vachelli Says:

    Ahh… pensei que fosse próximo, eu fui olhar no mapa por curiosidade e fica muito longe mesmo! É que talvez eu vá lá mês que vem, mas não é certo… Que pena que é longe!!
    Beijoss

  20. ana maria Says:

    ADOREI seu blog e também esse post. O meu apê ficará pronto no final do ano, eu e meu noivo estamos fazendo todos os móveis bem projetados, para aproveitar bem os espaços. Inclusive o meu rack será projetado para receber dois pufs embaixo dele, peguei a dica numa revista de decoração… Super amei…!

    E adorei sua idéia do abajour… Já anotei…rs!

    Beijos e vou visitá-la sempre…

  21. Fabiana Correia Says:

    Lidi, obrigada pela especial visita e pelas dicas no post, adorei.

    E esse post aqui me ajudou muito. Adorei as idéias do puff e da mesa de centro.

    Bjão!

  22. lidianevasconcelos Says:

    Que bom que gostou, Fabiana!
    Beijos! 😀

Deixe uma Resposta

