Do jardim japonês e tudo o mais que nos acalme.

O endereço do Bicha Fêmea agora é www.bichafemea.com, você vai dar uma passadinha por lá?

Você já teve o prazer de estar em um jardim japonês? Que delícia que é…

Nesse tipo de jardim há uma predominância de pedras, plantas que são bem diferentes aos nossos olhos, cor e barulho de água que geralmente a gente escuta ao fundo, sem saber muito bem de onde vem. Gostoso é explorar o jardim para descobrir…

http://www.midwestliving.com/mwl/

Estive em alguns, e é uma sensação de revigoramento que dá, tamanha é a impressão de calma que permeia a paisagem e os sons. A certeza que se tem é que eles são projetados exatamente para isso, para nos deixar calmos e serenos.

http://www.midwestliving.com/mwl/

A contemplação das imagens ao longo desse post certamente vão te convencer dessa finalidade (a dos jardins), e espero que você preserve esses sentimentos bons dentro de si durante seu fim de semana, para que ele (seu fim-de-semana) seja assim, tranquilo e sereno.

http://www.midwestliving.com/mwl/

O bom disso tudo é que parece que sempre há uma licão ligada a nossa espiritualidade e evolução pessoal para aprender. Pessoalmente curto muito esses momentos de introspecção, porque ganho e aprendo muito com eles.

http://www.midwestliving.com/mwl/

Não sei se isso é exatamente o que chamam de meditação, mas é algo que me permite maior auto-conhecimento. Parece que esses sentimentos vêm a partir do momento que paro e observo as coisas ao meu redor: cores, formas, texturas.

http://www.midwestliving.com/mwl/

A medida que vou descobrindo o que vejo, me vêm a cabeça ideias e algumas conclusões sobre a minha vida, a forma como vivo, medos, limitações, pontos fortes, etc.

http://www.midwestliving.com/mwl/

É um misto de descobertas e sensibilidade com relação ao que me rodeia, percebem? Aparentemente não estão concatenados… apenas aparentemente…

http://www.midwestliving.com/mwl/

Gosto de escutar o grupo musical Amiina quando me vejo sentindo a necessidade estar comigo mesma, e a canção Rugla é a minha preferida. Não querem experimentar a contemplação dessas imagens ao som de Rugla, por Amiina?

Aproveitem! 

Imagens: Midwest Living

43 Respostas to “Do jardim japonês e tudo o mais que nos acalme.”

  1. Laély Says:

    Uma das melhores lembranças que guardo de um dia perfeito, foi um sábado que passeei no pavilhão japonês do Ibirapuera, com o meu caçula, um bebê, na época, e minha irmã! Maravilhoso lugar!
    Lidiane: tem promô no blog. Vai lá pra se informar.
    Bj

  2. Fatima Says:

    Oi Lidi!
    Gosto muito deste grupo tb.
    Sabe eu sou de natureza calma, raramente fico nervosa. Gosto muito de lugares assim para não pensar em nada. Quando eu consigo é ótimo, mas é muito raro. Tenho sindrôme do pesamento acelerado. Não paro de pensar nem quando estou dormindo.
    Faço meditação deste menina para melhorar a concentração e acalmar a ansiedade.
    Meu médico fala que antes dele fazer a pergunta eu já tenho a resposta. Ele adora me “estudar” sua tese é sobre esta sindrôme( vc já reparou que hoje tudo é sindrôme) e ele fala que eu sou um caso singular porque a maioria das pessoas com esta agitação cerebral são muito mal humoradas e caladas e eu sou o oposto estou sempre de bem com a vida e falo mais que pobre na chuva.
    Ai já viu, eu já não era fácil agora “tômeachando”. Rsss
    Bjs.

  3. fátima Says:

    gosto muito. os orientais têm uma percepção muito acurada da beleza, conseguem vê-la e traduzi-la nas pequenas coisas. seus jardins têm uma combinação tão perfeita entre os elementos que fazem com que simples pedras se transformem em belíssimos objetos de contemplação.
    você foi muito feliz em postar essas fotos.

    bj

  4. Rose Says:

    eita lugarzinho bom pra uma sexta feira…cansada, e o dia mal começou…esse negócio de acordar cedo me mata viu…mas adoro essa tranquilidade, essa paz…parece que estamos em outro mundo não é???
    Bjokitas e bom findi!!!

  5. Milena Says:

    Lidiane,não sei se aí tem pássaros mas que até escutei alguns cantarem,escutei!!!
    Bom final de semana.
    Bjs

  6. Priscila Says:

    Lidi querida esses jardins devem transmitir muita calma, nunca conheci nenhum, mas mesmo pelas imagens senti a paz que eles podem transmitir…. adorei a música!!!
    Bjs… bom fds!!!

  7. Lidiane Vasconcelos Says:

    Sabe que já perdi as contas de quantas vezes fui no Ibirapuera e aquele espaço japonês está sempre fechado? Acho que ele está desativado, né? Pelo menos é essa a impressão que tenho, Laély.

    Ah! Promoção? Vou lá ver…

    Nunca havia ouvido falar nesse tipo de síndrome, Fátima. Mais uma que aprendo.

    😉

    Oh, Fátima!
    Que bom que gostou da postagem.

    😀

    Beijos

  8. Fla Says:

    Lidi, em Campo Grande, tem uma praça com um jardinzinho assim, com direito a uma miniatura de um templo, coisa mais linda… lembro pouco, afinal eu visitava isso lá quando eu tinha uns 10 anos de idade… mas era gostoso.
    Imagens lindas a do post.

    Beijosss
    Fla

  9. Patrícia Pirota Says:

    Ai que lindo!!! Eu também quero passear num lugar assim!
    Vou procurar pra ver se por aqui tem algum. E vou gravar a música pra ouvir enquanto estiver passeando por ele =)

    Sorte a sua de passar longe do SUS… Eu pretendo não usar esse serviço nunca mais…¬¬

    Devagar e sempre com a caminhada, hein mulher!
    Essa semana estou botando em prática meu plano de uma vida mais saudável também =)
    Vamos ver quem vai ganhar, o sedentarismo ou nós xD

    Bjão procê, nega!

  10. amabile Says:

    calmo de mais pra mim bjim

  11. sonia sousa Says:

    nunca estive em nenhum mas deve ser uma sensação fantástica-quem sabe um dia né?
    olha em relação ao post sobre os comentários pode ficar descansada eu aqui já me sinto em casa.

  12. Rosi Costa Says:

    Adoraria ser calma, fazer terapia, essas coisas.
    Mas sou tão impaciente, tão agitada…

  13. Veronica Cobas Says:

    Lidiane,

    Já estive em alguns jardins japoneses e em todos pude experimentar as sensações que você relata. Serenidade é uma palavra que me veio à mente quando olhei suas fotos. Porque quando estou em sintonia com o meu eixo, tranquila, respirando no ritmo natural e endógeno, me sinto em estado de absoluta serenidade. Nos jardins japoneses, adoro muito o som relaxante da água que escorre e que nos mostra o tempo presente. Porque é nele que devemos estar quando buscamos o auto-conhecimento. Adoro as pontes dos jardins, o caminho por sobre a água, as espécies exóticas, as árvores milenares e intensas.
    Enfim, adorei o post. Se puder, leia minha crônica de hoje no http://www.criativesse.blogspot.com

    bjs. Veronica

  14. Isabel Says:

    Oi Lidiane, tanto tempo sem passar por aqui, me desculpe. Mas ando muito atarefada, até vou nos blgos mas não está dando tempo de comentar. Quero lhe parabenizar por ter participado da campanha em defesa de nossas crianças. Eu também postei sobre o assunto. Quero lhe desejar um otimo final de semana. Beijos

  15. lidianevasconcelos Says:

    Verdade, Rose. A sensação ao se permitir ficar calminho num lugar desses é que estamos em outro mundo.

    Bom findi para você também. 🙂

    Oi, Milena!
    Aqui tem pássaros sim. Felizmente tive a sorte de morar num lugar assim. Ás vezes é uma caaaaaaaalma… rsrsrsrs
    Bom fim de semana para você também. 😉

    Bom que tenha gostado da postagem, Priscila.
    🙂
    Bom fim de semana para você também.

  16. Lidiane Vasconcelos Says:

    Oi, Fla!
    Que bom que gostou das imagens do post.

    😀

    Beijos

    Oi, Patrícia!
    Bom que você tenha gostado do post. Sobre a canção, essa é a que mais gosto das que conheço do grupo Amiina. Mas tem outras muito boas e relaxantes também. Vale a pena conferir as outras.

    Hoje pretendo fazer a caminhada de novo. Não estou mais quebrada e lascada… ehehehehe

    “Bóra” ver se a gente vence mesmo o sedentarismo?

    Beijo prá tu.

    Tu és muito agitada é, Amábile? …ehehehe…

    Bom findi!!

  17. Lidiane Vasconcelos Says:

    Beleza, Sonia! Suspeitei desde o princípio de que no Bicha você ficava a vontade. 😉

    Bom findi!

    Oi, Rosi!
    Bom, se mesmo agitada você ficar bem, está valendo. Como não? 😮

    Beijos e bom findi!

    Oi, Verônica!
    Vejo pela forma como discorreu a respeito dos jardins japoneses que você realmente aprecia esse tipo de ambiente. É difícil não apreciar.

    Sim, claro! Lerei sua crônica. 🙂

    Beijos

    Oi, Isabel!
    Imagina se precisa pedir desculpa por algo?! De jeito algum! 😉
    Obrigada por me parabenizar pela blogagem coletiva, retribuo o cumprimento, afinal NÓS aderimos a causa, hã?

    Sim, também lhe desejo um ótimo fim de semana, viu?

    Beijos!!!

  18. Ana Says:

    Muito lindo!!!
    Bjs,Ana
    http://utilnecessario.blogspot.com/

  19. Beta Says:

    Amiguinha, que fotos lindas! São suas?
    Não consegui ir no Jardim Japonês que tem em Buenos Aires e sei que é lindo!! Bom que assim tenho chance de voltar!
    Bjks pra vc e bom finde

  20. Anna Says:

    Eu também já estive em lugares assim, é maravilhoso, dá uma sensação de Paz etc..
    Ouvi a música, muito boa mesmo.
    Amiga bom fim de semana
    Beijos

  21. Wlady Says:

    Eu já tive a oportunidade de estar em um e vc descreveu muito bem o bem-estar que ele proporciona! ótimo final de semana pra vc

  22. Lidiane Vasconcelos Says:

    Oi, Beta!
    Imagina se as fotos são minhas! 😮
    Claaaaro que não. Coloquei a fonte das imagens, mulher. São do site Midwest Living.

    Ah! Visitei o jardim japonês de Buenos Aires e é lindo. É um bom motivo para você voltar aquela cidade. Eu vou voltar com ou sem motivo… ehehehehe… a cidade em si é o motivo. 😉

    Beijos e bom findi!

    Que bom que gostou, Anna!
    Bom findi para você também.

    😉

    Beijos!

    Obrigada, Wlady!
    Bom fim de semana para você também!

    Obrigada, Ana!
    Beijos.

  23. eliene vila nova Says:

    oi amiga
    estava com saudades de você, é que andei uns dias afastada,mas estou de volta, visitando os amigos
    e adorei suas ultimas postagens, ah não me esqueças tá?
    um ótimo final de semana
    beijos

  24. Aline Vachelli Says:

    Ahh Lidiane!! Corre lá!! Tem Lojas Americanas por aí? Se tiver, com certeza deve ter as latinhas.
    Hoje fui em outra Americanas da cidade e encontrei uma estante toda abarrotada de latinhas!! Nem acreditei!! Quase que eu trouxe mais 2..mas eu me segurei..rsrs…
    Adorei a música!! Essas imagens são lindas hem? É tão bom estar conectado diretamente com a natureza.. Passa uma paz tão grande!!
    Beijoss
    Ótimo fim de semana!!

  25. KAROL Says:

    CONFESSO, JARDINS SÃO MINHA PERDIÇÃO E MEU TRABALHO
    ESSA COISA TODA DE PLANTAR, CUIDAR, REGAR É A MINHA CARA
    O MAIOR PRAZER DO MUNDO É VER UM TRABALHO REALIZADO E MEU PRIMEIRO JARDIM FOI PEQUENO, NA CASA DA VÓ, MEIO SEM INFORMAÇÃO SOBRE PLANTAS, ESTETICA E TAL, MAS ATÉ Q FICOU BONITINHO, HEHEHE
    OS JAPONESES SÃO TÃO SIMPLES, MAS TÃO MILIMETRICAMENTE PLANEJADOS, QUE SÓ COM PACIENCIA MESMO
    VC É PACIENTE? PELO MENOS NA ESCRITA PARECE INQUIETA
    BEIJINHO LIDI, FINAL DE SEMANA SUPER, MEGA, ULTRA ALEGRE

  26. Lúcia Says:

    Os orientais sabem mesmo faer essas coisas que tranquilizam, né?
    Sonre meu outro blog, não diria que tem cunho religioso, apenas compartilho mensagens de fé que Deus traz ao meu coraçãozinho. Bjins

  27. vivian Says:

    eu já visitei alguns jardins japoneses e além de tudo o q disse, o q tbem me chamou a atençao foi o fato de nao haver flores, apenas plantas, e msm assim elas serem lindas !!!

    bom fds

    bjks

  28. Dolly Says:

    Oi Lidiane, parabéns pela escolha do texto..Amo tudo que é voltado à cultura japonesa porque minha vida desde pequenina esteve interligada a ela através de ” parentes” orientais. São muito significativos e respeitados todos os elementos que compõem um jardim oriental porque a tradição, ainda que com a modernização e a multiplicidade de culturas hoje agregadas às familias japonesas, será sempre perpetuada.
    Se você ama e admira a cultura japonesa, esteja atenta porque em agosto, acontece no Parque do CArmo, zona leste de São Paulo, a tradicional festa das Cerejeiras.Naquele parque existe uma área cedida à Sociedade Brasileira Brasil-Japão, onde foram plantadas centenas de cerejeiras e quando a sua florada atinge o ponto máximo, é realizado um evento que nos remete ao Japão, com danças típicas, comidas, tudo muito bem ornamentado o que nos faz sentir um dia no Japão. No parque Ibirapuera, como comentou a Laély, existe o pavilhão Japones, que não é aberto ao público diariamente. As visitas são monitoradas e no tempo em que eu administrava o parque, aqueles portões só eram abertos 3 vezes por semana. Vale a pena investir nesse passeio; alí tem um lago minuciosamente cuidado com mais de uma centena de carpas gigantes, idosas, multicoloridas que nos alegram os olhos; depois, a visita à sala onde são feitas as cerimônias do Chá, um ritual imperdível, mas não acessível ao visitante; ainda o magnifico jardim rigorosamente cuidado… na frente daquele pavilhão, na alameda principal de acesso ao parque, existe um monumento onde diariamente são depositadas flores em homenagem aos imigrantes japoneses..enfim, vá com seu maridão…se informe os horários para a visita aos dois parques e quanto à festa das cerejeiras, se te interessar, ligue para a Sociedade brasileira de cultura japonesa que te darão maiores detalhes.
    Super beijos e feliz week end
    Bicha Vó

  29. Claudia de Paula Says:

    Tambem gosto muito, Lidi !

    A cultura Japonesa e’ muito sabia. realmente agente se sente uma paz interio ao andar por jardins neste estilo…..

  30. Luma Says:

    Oi, Lidiane! Acrescentei seu link à lista de participantes da blogagem coletiva “Em defesa da infância” quando puder, acesse a lista e saiba o que outros blogueiros estão repercutindo. Posteriormente essa lista estará também disponivel também no blogue “Diga não a erotização infantil”. Beijus

  31. Patrícia Pirota Says:

    É nega, é difícil ser brasileiro né! Além de tudo o que a gente já tem que aguentar, a falta de conhecimento nos atinge cada vez mais…
    Porque diabos esse povo acha que se você veio do nordeste é, necessariamente, bahiana hein?!

    Eu escutei a música. Muito boa mesmo!!! Vou escutar mais coisas deles…

    Acabei de fazer um post sobre o sedentarismo. Ou, como estou tentando vencê-lo.
    Yes, we can! xD

    Bom domingo, meu bem!

    Bjão procê!

  32. yvone Says:

    Adorei o tema. Poder desfrutar por um passeio a um jardim japones, ainda que virtualmente é muito gostoso.
    O jardim japonês possui um ar espiritual onde reina a harmonia e quem entra nesta atmosfera tem a nítida impressão de estar num templo de meditação. A espiritualidade está por toda parte e os seus elementos indispensáveis que representam a vida, proporcionam sensações de paz e tranqüilidade. Tudo é milimétricamente pensado.
    Voces já reparou que em um jardim japones quase não há flores?
    Dizem que como cada elemento deste tipo de jardim tem seu significado, originalmente as flores não são usadas, pois se transformam constantemente.
    Por isso, as flores chegaram a ser consideradas sinais de frivolidade enquanto as árvores e arbustos representavam o silêncio e a eternidade.
    Coisas da sabedoria oriental que eu tanto admiro.
    Parabéns por mais esse post maravilhoso.
    bjk

  33. Isabela Kastrup Says:

    Lidi lindona, simplesmente encantadores esses jardins. Fico me imaginando num lugar desses, relaxada, meditando… Hum, que sonho!
    Super beijo e um lindo domingo!

  34. lidianevasconcelos Says:

    Oi, Eliene!
    Que bom que gostou do que foi postado nos últimos dias no Bicha. 😀
    Não esqueço de você… 🙂

    Beijos!

    Oi, Aline!
    Fui ao shopping no fim-de-semana, mas acabei esquecendo das latinhas… aaaaaahhhhhh!!!! Nem eu me aguento!

    Espero que seu fim-de-semana tenha sido “u10”! 😀

    Beijos!

    Oi, Karol!
    Como assim na escrita eu sou inquieta? 😮
    Explica para a anta aqui, oh!!! 😀
    Teu fim-de-semana foi massa? Espero que sim…

    Beijos!

  35. lidianevasconcelos Says:

    Oi, Lúcia!
    Ah, entendi agora a proposta do outro blog. 😉
    Espero que seu fim-de-semana esteja sendo ótimo.
    Beijos!

    Oi, Vivian!
    Espero que seu fim-de-semana estaja sendo “mara”!
    😀
    Beijos!

    Oi, Dolly!
    Nossa! Adorei a dica para a festa em Agosto. Já procurei na internet as informações e já salvei tudinho. Quem mais quer ir sou eu!

    Sobre o pavilhão japonês no ibirapuera, das vezes em que fui ao parque, sempre nos finais-de-semana, ele estava fechado. 😦
    Pensei até que estava desativado. Da próxima vez que eu for ao parque, me informarei melhor sobre os dias de abertura ao público.

    Beijos!

  36. lidianevasconcelos Says:

    Oi, Claudia!
    É. Concordo com o que disse sobre a cultura japonesa.
    Ei! Espero que seu fim-de-semana esteja fluindo muito bem e na paz. 🙂

    Beijos!!

    Oi, Luma!
    Fico contente em aparecer numa lista de blogs atentos ao que acontece ao redor. Nem sempre é agradável a gente ler sobre certos assuntos que não nos trazem boas notícias, mas pequenas transformações ao nosso redor começam com tomada de consciênica e informação. 😉

    Beijos!!

    Oi, Patrícia!
    Espero que teu fim-de-semana esteja bem gostosinho… 🙂

    Beijos!!!

  37. lidianevasconcelos Says:

    Oi, Yvone!
    Deu para perceber pelo que discorreu sobre o jardim japonês que você, de fato, aprecia essa cultura… 😀
    Hoje almocei num restaurante japonês, fiquei na área externa, e por lá havia um paisagismo que remetia a esses jardins. Uma beleza!
    É realmente muito relaxante esse tipo de ambiente.

    Beijos

    Oi, Isabela!
    Bom que tenha gostado do post sobre os jardins japoneses.
    Esperoq que seu Domingo tenha sido ótimo.
    Beijos

  38. Katia Bonfadini Says:

    Lidiane, as fotos são lindas e eu também adoro um jardim japonês com seus cantinhos bem desenhados e barulhinho de água correndo que transmite uma paz imensa. Aliás, adoro observar a natureza quando estou meio chateada ou triste. Perceber o balanço das árvores, o cantar dos pássaros e o zumbido dos insetos faz com que eu relaxe… Beijão!

  39. lidianevasconcelos Says:

    Oi, Kátia!
    Sabe o que fiquei pensando quando li teu comentário? Também quando estou triste ou chateada, olhar a natureza me faz bem. Dá uma renovada e penso muito nas maravilhas que Deus fez para a gente. Pensar dessa forma me faz refletir no quanto os problemas são pequenos diante de tanta grandeza, aí eu relaxo e acho uma razão para ficar bem. 😀

    Beijos

  40. Qualidade de vida 6 X 0 Estresse. Garanta + Gols!! « Bicha Fêmea Says:

    […] Do jardim japonês e tudo o mais que nos acalme. […]

  41. Quais Foram Suas Peripécias no Fim de Semana? « Bicha Fêmea Says:

    […] Este local já é dentro do pavilhão e nele estava montada uma réplica de Jardim Japonês. Na primeira foto o marido colocou o fundo com o jardim, na segunda a intenção era tê-lo ao […]

  42. Tania Says:

    Eu amei tudo! Eu tenho 38 anos, vou fazer meu 1º jardim, o meu espaço é pequeno, 2m de largura por 3m de comprimento, o que devo plantar? me respondam…

  43. lidianevasconcelos Says:

    Olá, Tania!
    Obrigada por sua visita ao Bicha Fêmea.
    Li seu comentário pedindo dicas do que plantar num jardim japonês. Creio que tenha lido o post, e visto que se trata de um texto que convida a reflexão a respeito da calma que se pode encontrar num jardim japonês. Como não sou paisagista, apenas apreciadora desse tipo de jardim, não sei te dar dicas técnicas de como montar um. De toda forma, gosto muito de fuçar a internet e, caso consiga montar um post a respeito, publicarei com prazer. Enquanto isso, sugiro mesmo que você converse com um profissional da área de paisagismo e selecione imagens com elementos de jardim japonês que você goste para servir de referência. Que tal?
    Beijos!!!!

Deixe uma Resposta

