5 Mitos e 1 Verdade Sobre Cuidado com Cabelos.

O endereço do Bicha Fêmea agora é www.bichafemea.com, você vai dar uma passadinha por lá?

imagecache01a.allposters.com Informação desencontrada é o que não falta quando o assunto é cuidado com os cabelos. Algo que me chateia e só contribui para a gente ficar mais confusa é o fato de muitos mitos serem alimentados até mesmo pelas nossas cabeleireiras. Não sei se acontece ou já aconteceu com vocês, mas já escutei muitas dessas profissionais propagarem aos quatro ventos algumas dessas lendas urbanas sobre os cabelos. Affff!!! clip_image001[14]

Foi para deixar a gente mais bem informada é que decidi trazer as lendas desvendadas pela dermatologista Lígia Kogos neste artigo do blog Amelias. Vamos descobrir “tim tim por tim tim” o que é verdade ou mentira em muito do que se diz por aí. clip_image001[16]

Lavar o cabelo várias vezes enfraquece os fios e deixa a raiz “molhada”.

MENTIRA. Eu já ouvi essa lenda urbana de “raiz molhada” de uma cabeleireira e, vejam vocês, é mentira. Se eu já era desconfiada com essas profissionais nos salões de beleza, agora é que fico muito mais. Nada contra esse pessoal, o problema é quando querem dar “pitaco” quando não são qualificadas para isso não é, minha gente?clip_image001

Faz mal lavar os cabelos á noite e dormir com os cabelos molhados.

secure11.actionhosting.ca MENTIRA. A mesma profissional que me falou que era ruim lavar o cabelo várias vezes, disse para eu jamais lavar os cabelos á noite e, novamente, ela estava errada. Felizmente não levei em consideração e fiz “ouvido de mercador”. Segundo a dermatologista Lígia Kogos, a única restrição é para pessoas alérgicas com rinite e bronquite, e quanto ás outras, não há problema algum. Tudo depende de nossa disponibilidade e horários.clip_image001[4]

Usar secador e/ou difusor com frequência prejudica os fios.

MENTIRA. Outra lenda urbana desmentida pela dermatologista. O que se aconselha nesse caso é que se saiba manusear o equipamento, hein!? Caso contrário, a falta de habilidade pode, sim, fazer com que os fios arrebentem. Façam como eu, não usem!…clip_image001[6]Uêpa! Não joguem pedra em mim não, hein!!!clip_image001[8]

O acúmulo de finalizadores enfraquece os fios.

www.itsarthon.com VERDADE. Ei! Alguém aí não sabia disso? Esses resíduos, secreções sebáceas e caspa deixam os cabelos com uma “carinha” assim, mais ou menos, ? Ainda provocam coceira, por exemplo, e podem enfraquecer os fios.clip_image001[10]

Faz mal lavar os cabelos com água quente.

MENTIRA. Não há necessidade de ficar batendo queixo no inverno na hora de lavar as madeixas porque inclusive, segundo a Ligia Kogos, o calor facilita a penetração do condicionador nos fios.clip_image001[12]

Condicionador faz os cabelos caírem.

MENTIRA. Gente! Essa lenda eu nunca ouvi. Há mesmo quem tivesse ouvido isso? clip_image001[18] Pois, é mentira. Condicionador deve sim ser usado. No mais, é não passá-los na raiz, só no comprimento.

 

Creio que a melhor arma contra esse bombardeio de “disse-me-disse-que-disse” é a gente estar bem informada, não é? Então, para mais detalhes, o artigo está na íntegra aqui, ó!

Informe-se, bonita!

Mais no Bicha Fêmea:

Cabelos, cabelos e cabelos…

Cabelo & cia

Atualização

Pára tudo! Mas nem se eu quisesse, eu desistia do Bicha. Aprendo cada coisa! E não é que esse post rendeu curiosidades sobre os cabelos e até receita para matar piolho?! Quem disse? A Dolly, ou como ela mesmo deixa a gente chamar, a bicha vó. Olha o relato:

“Nos bons tempos em que vcs eram na maioria babyes existia um produto na praça chamado PASTA AZUL GUARNIERI, para alisar os cabelos… tentei usar e meus cabelos caiam em tufos. Ai, a degas que vos fala, louca por cabelos lisos escorridos, decidiu passar a ferro os cabelos!!!! técnica fantástica..armava a tábua de passar, papeis de pão ( os pães eram embalados em folhas de papel) e ai,aquela ginástica com direito a poses inusitadas até terminar de passá-los… quando chegava a hora de alisar a parte de trás, perdia a noção da direção do ferro e assim, a ponta dele sempre queimava meu braço.. qualquer dia contarei a história do bombril nos cabelos hahahah…”

Gente! Estou até agora tentando imaginar o desepero para passar o cabelo a ferro!!! E agora, a receia para matar piolhos:

“para eliminá-los, enxarque os cabelos com coca cola e depois enrole uma toalha previamente aquecida no ferro ou água quente e espere uma horinha!!!!! mata tudo inclusive as lêndias!!!!!!”

Viu? clip_image001[1]

Anúncios

21 Respostas to “5 Mitos e 1 Verdade Sobre Cuidado com Cabelos.”

  1. Fla Says:

    Lidiane, eu lavo meus cabelos todos os dias, inclusive se precisar eu lavo mais de uma vez na boa. Só não gosto de dormir com o cabelo molhado porque tenho sinusite e pra mim fazer isso é veneno.
    Essa história de raiz molhada e que faz mal lavar o cabelo todo dia pra mim é o óh!
    Adorei o post.
    Beijão,
    Fla

  2. carol Says:

    Que bom que secador nao prejudica, pq meu pelo anda tao rebelde… hehehhe
    otimo topico

  3. Isabela Says:

    Lidi lindona, adorei esse post! Só uma coisa que não consigo fazer de jeito nenhum é dormir com os cabelos molhados, por mais que seja um mito, me incomoda mesmo!
    Beijinhos,
    Isa

  4. Raissa Says:

    Adorei o post, embora eu já soubesse da verdade verdadeira sobre algumas dessas crenças, de qualquer forma é sempre bom lembrar e ficar bem informada. Sempre acreditei nessa história de que não se deve lavar o cabelo a noite, hihihihi, mesmo depois de ter descoberto que não prejudica os fios, não poderei fazer isso, porque eu tenho uma baita alergia (rinite), que por sinal está super em crise, nossa, essa mudança de clima daqui de Fortaleza acaba por me deixar doente ;// e eu odeeeeio ficar doente, fico toda mole, imprestável, não sirvo nem pra desenhar, buá! Quero minha vida saudável de volta ;PP

    Agora quanto a não usar secador, chapinha, não posso seguir a sua dica, porque eu fiz a burrice de alisar meus cachinhos e agora ele tá todo sem jeito, metade liso e metade cacheado, então por enquanto, pra ele ficar com cara de saudável e eu me sentir melhor, faço chapinha toda semana. Mas é temporário, até que os cachinhos fiquem belos novamente!

  5. Fatima Says:

    AHHHHH essa minina!
    Como eu sou “specialista” nestas coisas de beleza já viu né. Meu cabelo é o que há de bom!(UIÁ).
    Tive que aprender a cuidar das madeixas desde de cedo. Mamãe não era brinquedo não.
    Bjs.

  6. Dolly Says:

    Alô alô…
    Aê gente, vovó falando…nem tudo é mentira e nem tudo é mito..de cabelos entendo porque sempre cuide e muito dos meus, lisos na frente cacheados atrás, pode?pode??? então imaginem o sacrificio para com êles e os complexos da aborrecente!
    .
    Essa história de dormir com os cabelos molhados é serio. O couro cabeludo leva 24 hs para secar…RECOMENDA-SE lava-los durante o dia tão somente para eliminar a umidade do couro cabeludo já que enquanto se dorme, sem raios solares etc etc…muitas vezes se acorda pela manha e ainda estão úmidos!

    Condicionadores, são à base de amoníaco portanto seu uso deve ser moderado e só nas pontas mesmo…Lili estava certa! certissima, diria!
    O uso frequente do secador muito próximo ao couro cabeludo enfraquece a raiz, sempre ouvi dizer a não dizer que parte mesmo as pontas.

    Nos bons tempos em que vcs eram na maioria babyes existia um produto na praça chamado PASTA AZUL GUARNIERI, para alisar os cabelos e claro, naquela época muito procurado pelos blacks…tentei usar e meus cabelos caiam em tufos. Ai, a degas que vos fala, louca por cabelos lisos escorridos, decidiu passar a ferro os cabelos!!!! técnica fantástica..armava a tábua de passar, papeis de pão ( os pães eram embalados em folhas de papel) e ai,aquela ginástica com direito a poses inusitadas até terminar de passá-los. Resultado? surpreendente, varias amigas aderiram à nova técnica que só tinha um inconveniente quando feita sem ajuda de mais ninguém>>> as queimaduras nos braços…quando chegava a hora de alisar a parte de trás, perdia a noção da direção do ferro e assim, a ponta dele sempre queimava meu braço.. qualquer dia contarei a história do bombril nos cabelos hahahah
    vai depender dos tópicos que a bicha fêmea (dona) decidir explorar…

    Agora aqui vai uma dica para quem é professora de escola pública onde a incidiência de piolhos ainda persiste…para eliminá-los, enxarque os cabelos com coca cola e depois enrole uma toalha previamente aquecida no ferro ou água quente e espere uma horinha!!!!! mata tudo inclusive as lêndias!!!!!!
    beijoquinhas bicha Vó

  7. Rose Says:

    Oiiii Lidiane, 1º obrigada…adorei a saltitante…sempre digo pro meus filhotes…que eu vou ser um vó saltitante…kkkk serelepe eu já tava acostumada…adorei os adjetivos que arrumou pra mim…rsrs

    Viu que chique a sua amiga aqui 10.000 visitas…

    Adorei saber do secador…huhuhuhu uso dia sim dia não…agora no inverno, no verão todos os dias ate 2 vezes ao dia…meu cabelo é lisérrimo e curto se não secar vira um oh….
    Mas uso a pastinha finalizadora pra aqueles fios rebeldes sabe aiaiai…

    Bjokas serelepes e saltitantes pra você!!!

  8. Luciane Miranda Says:

    e eu que pensava que essa coisas não eram mito não!!!
    😉
    foi bom sabe…pra tira a nóia
    =D

    legal
    bejoo

  9. keka Says:

    menina, que tudo!
    essa do secador, eu contava e ninguem acreditava!
    inclusive, meu cabeleireiro recomenda usar todo dia…
    o problema é q a maioria nao usa direito…
    tem q ser com cuidado!
    beijocas

  10. Aline Says:

    Oi Lidiane!!! Muito interessante o post..
    Acho que essa discussão, inclusive a Dolly falou ali em cima, da raiz secar em 24h é relativa a cada pessoa e a cada tipo de cabelo. O meu é bem liso e seca rapidinho, já o de uma amiga minha, só seca no dia seguinte..ela lavando as 6 da tarde.
    Coisas que faço para deixar meu cabelo bonito: Apesar de adorar banho quente, procuro lavá-los em água mais morna (não fria) pois noto que assim ele não fica oleoso tão rápido.
    Condicionador só da nuca para baixo e depois de sair do banho seco ao máximo na toalha (sempre apertando o cabelo e nunca esfregando) e passo nas pontas um óleozinho da bioextratus, fica perfeito!!
    Prefiro prendê-los com palitos ou piranhas grandes (tipo aquelas de cabeleireiro) as gominhas, xuxinhas e etc puxam e arrebentam os fios. A não ser que fique frouxinho.
    Escovo ele com escova grande.
    são tantos cuidadozinhos…mas falei dos principais!rs..
    Beijos

  11. lidianevasconcelos Says:

    Pois é, Flávia. É muita estória que a gente escuta por aí, cada um que diga algo e julga está com a verdade. É por isso que dou mesmo valor a história e fala de profissionais.

    😉

    Beijos

    Foi bom saber sobre o secador não é, Carol? 🙂
    Também adorei saber um bocado de coisas quando produzia o post sobre cabelos. A melhor coisa é a gente estar bem informada. 😉

    Beijos

    Oi, Isabela!
    Então, dormir com os cabelos molhados eu também não consigo, mas pelo menos sei que não faz mal, caso seja inevitável um dia.

    🙂

    Beijos

  12. lidianevasconcelos Says:

    Vixe, Raissa. Ninguém merece ficar imprestável porque está doente. Hoje eu que fiquei um pouco assim, e é péssimo. Afff!!! Bem que eu vi que o NE está se acabando em água. Mas as coisas em Fortaleza estão sob controle?

    Quanto aos teus cachos, quando é que eles vão voltar ao normal?

    Beijos

    Oi, Fátima!
    Eu já imaginava que você entendia de beleza. É que de vez em quando rola uns posts nessa área lá no teu espaço, né? “Tô ligada” que você “manja” e curte isso aí… 😀

    Beijos

    Oiê, Bicha vó!
    Tô até agora tentando imaginar a ginástica para passar o cabelo, e com papel de pão!!! Gente! Que sufoco!!!! E a receita para matar piolho??? Nunca tinha ouvido falar. Achei tudo tão interessante que não poderia de trazer tudo, tudinho para o corpo do post.

    😉

    Beijos, bicha vó! 😀

  13. lidianevasconcelos Says:

    Oi, Rose!
    Não tem jeito, é como te imagino: serelepe e saltitante… ehehehe…

    Beijos

    Oi, Luciane!
    Massa que você tenha gostado do post. 😉

    Beijos

    Oi, Keka!
    Bom, eu não uso secador e não corro riscos. Mas pelo que a gente aprendeu, usando diretinho não mal algum. 😉

    Beijos

  14. Isabela Kastrup Says:

    Lidi lindona, passei para deixar um beijo e agradecer o carinho.
    Bj Bj Bj

  15. lidianevasconcelos Says:

    Oi, Aline!
    Lendo teus cuidados básicos com os cabelos, vejo que faço tudo assim também, exceto escovar. Eles secam ao natural, muito raramente eu dou escova+chapinha. Acabei não aderindo a ela porque sou muito pouco disciplinada para fazer isso o tempo todo. A menos que eu comprasse todo o equipamento e aprendesse a fazer em casa. Enfim, achei mais prático não aderir. 🙂
    Beijos

    Obrigada, Isabela!
    🙂
    Beijos para você também!

  16. Aline Says:

    Oi Lidiane!!
    Obrigada!! Já estou dando um jeito de desocupar um espacinho no meu atelier para elas..rs..
    Ah, eu também deixo secar ao natural.. as escovada que falei é de pentear, normalmente. Dei a sorte de ter o cabelo lisinho (nessas horas agradeço minha vó..rs..) e também não preciso da escova e chapinha. =)
    Bjokss

  17. lidianevasconcelos Says:

    Ihhhh, Aline! E você pensa que meu cabelo é lisinho? É nada, bonita! É de tóinóinóin e eu deixo ele assim mesmo… ehehehe… não aderi mesmo a chapinha. 😉

    Beijos

  18. Moi Says:

    Se condicionador fizesse cabelo cair, eu era cosplay da Pinah faz tempo.

  19. lidianevasconcelos Says:

    Pois é, Moi!
    Abaixo os mitos!!!!

    😀

    Beijos

  20. ana Says:

    Bem, alguns ai e verdade, mais eu vi absurdo que eu nao acredito que essa suposta profissional que voce foi disse, :s
    seguinte, lavar o cabelo com agua quente estraga o cabelo sim, abre ate pequenas feridas no couro cabeludo, podem fazer o teste , acaba um pouco com a defesa do cabelo, o certo e lavar com agua morna ou fria, lavar os cabelos á noite e dormir com os cabelos molhados. sim faz mal sim, alem de abafar o cabelo, faz mal pra saude,
    Fiquem de olho, nem tudo que ta na internet, e nem tudo que dizem e verdade, que nem diz a senhora la em cima, ”nem tudo é mito..”

  21. lidianevasconcelos Says:

    Oi, Ana!
    Beleza! Valeu pela sua contribuição! Vamos todas ficar de olho no que se vê web afora! 🙂

    Beijos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: