Campanha pessoal…

Este blog mudou de endereço para : WWW.bichafemea.com     >>>>> passa lá!

…contra os HOAX. Isto mesmo! Comecei uma campanha pessoal (e já faz um tempinho) contra os HOAX. Qua bicho é esse? Os HOAX são correntes de boatos, das lendas e dos golpes. Vai vendo, bonita!

Ação – Uma amiga me enviou um e-mail onde pedia-se o repasse ao maior número de pessoas possível como sendo uma estratégia de marketing da empresa citada naquele texto. Segundo a mensagem, aquela empresa iria contabilizar as pessoas que tivessem feito o maior número de repasses, e esses “felizardos” iriam ganhar um celular fabricado pela empresa descrita no e-mail. Detalhe: a empresa apenas fabricava computadores… 😦

Reação – Respondi a mensagem chamando a atenção da minha amiga para o fato de que aquela empresa não fabricava celulares. Simples assim. 😉

Ação – Recebi de um primo um e-mail dizendo que um remédio de nome, digamos, sui generis, estava sendo usado como a pílula do estupro. Segundo a mensagem, o remédio provocava amnésia e prevenia gravidez na vítima (“óia” que estuprador bonzinho, ó? Se dar ao trabalho de dar uma pílula milagrosa dessa a vítima??!!)

Reação – Pesquisei no google e localizei (bem rapidinho) uma página onde já havia a explicação que “desconstruía” esse HOAX, com as razões que justificavam o caráter mentiroso do boato, e enviei ao meu primo.

Ação – Recebi de um amigo um e-mail cuja mensagem dizia que o dono de uma multinacional norte-americana foi a TV dizer que ele tinha pacto com o Diabo e revertia grande parte do que lucrava em doações para a Igreja do Diabo (cruz credo, sai de reto!!!). A mensagem convidada os Cristãos ao não consumirem os produtos daquela empresa. Detalhe: a empresa em questão é de capital aberto e, portanto, não tem um “dono”… 😦

Reação – Também numa pesquisa muito rápida localizei uma página que já desmascarava o HOAX, com detalhes que comprovavam aquela besteira toda. Enviei minha “descoberta” (feita sem o mínimo esforço) para o meu amigo.

Situação – Recebi de uma amiga um e-mail com apelos emotivos falando de uma criança que foi encontrada e estava sem a família, e o e-mail pedia o repasse para divulgação daquela situação triste. Nesse e-mail estava o nome da instituição de caridade onde a criança estava.

Reação – Contactei a instituição (via “FALE CONOSCO”, depois de localizar a página da empresa na WEB) questinando a veracidade da situação. Resultado: recebi retorno informando que a situação não era real. Informei minha amiga da “descoberta”.

Essas situações e reações são apenas algumas que vivenciei. Toda vez que eu recebia um HOAX de um amigo(a) pensava: pelamor! Essa criatura está no piloto automático enviando tudo sem pensar? Eu que não engulo qualquer coisa que me sirvam sem saber se tem pimenta na iguaria, pensei: quem mais vai começar a chacoalhar esse povo sou eu. Ponto. 😀

Agora, tão logo recebo uma mensagem dessas, trato de lê-la e me dar ao trabalho de buscar subsídios para dizer a pessoa que me enviou, muito gentilmente e prezando meu bom humor, que a mensagem dela é uma falácia, enrolação, besteira, um lixo obsoleto… ou qualquer coisa assim, entende?

Por mais bobo que pareça ser, esse é apenas um simples exercício de tomada de consciência do que se faz no dia-a-dia, minha gente! A mais simples ação deve ser pensada e realizada com consciência do que se está fazendo. Somos pessoas inteligentes e não podemos levar a vida no piloto automático. Jamais! Isso serve para todos os aspectos de nossas vidas, todos. Sem exceção!!!!

Ainda tenho mais alguns amigos desavisados enviando o tal do HOAX. Desistir de chamar a atenção deles? Jamais. Eu sou brasileira, e não desisto nunca…ehehehehehehe 🙂

2 Respostas to “Campanha pessoal…”

  1. Bel Says:

    Eu desacredito de como até hoje tem gente que repassa aqueles e-mails falando que se for repassado, vai ganhar uma sesta da nestlé ou celular da Siemens…absurdo! hahahaha…difícil acabar com isso!

    Beijos,

    Bel
    ————————————–
    http://www.corporativismofeminino.com
    http://www.semata.com.br

  2. Sally Says:

    Eu acho que o HOAX é uma espécie de seleção natural do mundo virtual. Acaba ajudando as pessoas a serem mais atentas, desconfiadas e críticas.
    Desenvolve o bom senso e ensina a questionar.

    beijos!
    Sally
    http://desfavor.blogspot.com/

Deixe uma Resposta

